INSTRUMENTOS DE GESTÃO SUS

PAINEL DE MONITORAMENTO DOS INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SAÚDE

PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE (PMS)

O planejamento é um processo que inclui uma série de etapas ordenadas ao longo do tempo que abrange também a execução, monitoramento, avaliação e o replanejamento. O Planejamento em si é realizado através de elaboração de documentos que expressem intenções baseadas em avaliações que levaram a uma decisão do que fazer, levando em conta contextos gerais (economia, política, o social, programas, planos, projetos, necessidades e pandemias), balizando assim as ações e metas a serem cumpridas.

O Plano Municipal de Saúde (PMS) é um instrumento de planejamento que apresenta, conforme análise situacional, as intenções e os resultados (objetivos, diretrizes e metas) a serem buscados em um período de quatro anos. A definição e implementação de prioridades no âmbito de saúde, que reflita as necessidades de saúde da população e suas peculiaridades, explicita compromissos do governo municipal para o setor saúde e configura-se como base para execução, acompanhamento e avaliação da gestão do Sistema de Saúde. “O Plano de Saúde, mais do que exigência formal, é um instrumento fundamental para a consolidação do SUS.” (BRASIL, 2009, p. 29).

PROGRAMAÇÃO ANUAL DE SAÚDE (PAS)

Este instrumento atende ao Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011, Art. 15; Lei Complementar nº 141/2012, Art. 2º, Inciso II, e Art. 36 §2º Portaria de Consolidação do Ministério da Saúde nº 01, de 28 de setembro de 2017, Art. 94, Inciso V, e Art. 97.

A Programação Anual de Saúde (PAS) é o instrumento de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) que visa operacionalizar as Diretrizes e detalhar o conjunto de Metas anuais voltadas a promoção, proteção e recuperação da saúde prevista no Plano Municipal de Saúde (PMS); ou seja, anualiza as Ações, Metas e Indicadores do PMS, identificam as áreas responsáveis, as parcerias necessárias para a execução das ações e a previsão da alocação dos recursos orçamentários indispensáveis ao cumprimento da PAS.

Outra função fundamental da PAS é a de servir como base para o Relatório Anual de Gestão (RAG).

RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO (RAG)

O Relatório Anual de Gestão é (RAG) é o instrumento de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) que visa apresentar os resultados alcançados pela Gestão quanto a Programação Anual de Saúde. O RAG também orienta a possível redirecionamento e recomendações de inclusão e ou alteração do Plano Municipal de Saúde (PMS), se necessário, e deve ser encaminhado ao Conselho Municipal de Saúde até 30 de março do ano seguinte ao da execução financeira.

Este instrumento atende: ao § 4º do Art. 33 da Lei Orgânica nº 8.080/1990; ao Art. 4º da Lei Orgânica Complementar nº 8.142/1990; ao Art. 15 do Decreto nº 7.508/2011; ao Inciso II do Art. 31 e § 1º e § 3º do Art. 36 da Lei Complementar nº 141/2012; ao Inciso V do Art. 94 e Art. 99 da Portaria de Consolidação do Ministério da Saúde nº 01/2017; a Portaria GM/MS n. 750, de 29 de abril de 2019, que institui o Sistema DigiSUS Gestor – Módulo de Planejamento (DGMP), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS); e, Nota Informativa nº 7/2021 da Coordenação-Geral de Fortalecimento da Gestão dos Instrumentos de Planejamento do SUS – Departamento de Gestão Interfederativa e Participativa – Secretaria Executiva do Ministério da Saúde.

RELATÓRIOS QUADRIMESTRAIS – RELATÓRIO QUADRIMESTRAL DE PRESTAÇÃO DE CONTAS (RQPC)

O Relatório Quadrimestral de Prestação de Contas (RQPC) é ferramenta de acompanhamento e monitoramento a ser apresentado quadrimestralmente ao Conselho Municipal de Saúde e em Audiência Pública na Casa de Leis Municipal nos meses de fevereiro, maio e setembro de cada exercício.

Este instrumento vem a atender o Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011, Art. 15; Lei Complementar nº 141, de 13 de janeiro 2012, Art. 2º, Art. 36º, § 4º e § 5º, e Art. 41; Portaria de Consolidação do Ministério da Saúde nº 01, de 28 de setembro de 2017, Art. 94 e Art. 100; e, Resolução CNS nº 459, de 10 de outubro de 2012.

2024

1º QUADRIMESTRE 2024 – MAIO DE 2024

APRESENTADO EM MAIO DE 2024

2023

1º QUADRIMESTRE 2023

2021
2020

1º QUADRIMESTRE 2020
2º QUADRIMESTRE 2020
3º QUADRIMESTRE 2020

2019

1º QUADRIMESTRE 2019

1º RDQA 2019 SEMS SJP – 29.05.2019

Resolução CMS.SJP nº 171.2020 – 1º RDQA 2019 SEMS SJP

Audiência Pública do 1º Quadrimestre de 2019 realizada na Casa de Leis de São José dos Pinhais em: 30/05/2019

2º QUADRIMESTRE 2019

2º RDQA 2019 SEMS SJP – 25.09.2019

Resolução CMS.SJP nº 174.2020 – 2º RDQA 2019 SEMS SJP

Audiência Pública do 2º Quadrimestre de 2019 realizada na Casa de Leis de São José dos Pinhais em: 26/09/2019

3º QUADRIMESTRE 2019

3º_RDQA_2019_SEMS_SJP – 27.02.2020

Resolução CMS.SJP nº 169.2020 – 3º RDQA 2019 SEMS SJP

Audiência Pública do 3º Quadrimestre de 2019 realizada na Casa de Leis de São José dos Pinhais em: 28/02/2020

2018

1º QUADRIMESTRE 2018

1º RDQA 2018 SEMS SJP – 29.05.2018

Resolução CMS.SJP nº170.2020 – 1º RDQA 2018 SEMS SJP

Audiência Pública do 1º Quadrimestre de 2018 realizada na Casa de Leis de São José dos Pinhais em: 30/05/2018

2º QUADRIMESTRE 2018

2º RDQA 2018 SEMS SJP – 25.09.2018

Resolução CMS.SJP nº 173.2020 – 2º RDQA 2018 SEMS SJP

Audiência Pública do 2º Quadrimestre de 2018 realizada na Casa de Leis de São José dos Pinhais em: 26/09/2018

3º QUADRIMESTRE 2018

3º RDQA 2018 SEMS SJP – 26.02.2019

Resolução CMS.SJP nº 175.2020 – 3º – RDQA 2018 SEMS SJP

Audiência Pública do 3º Quadrimestre de 2018 realizada na Casa de Leis de São José dos Pinhais em: 27/02/2019

2017

1º QUADRIMESTRE 2017

1º RDQA 2017 SEMS SJP

Ata CMS.SJP da 12ª-Reunião-Extraordináira de 29.05.2017 – Apresentação do 1º RDQA 2017 SEMS SJP

Audiência Pública do 1º Quadrimestre de 2017 realizada na Casa de Leis de São José dos Pinhais em: 31/05/2017

2º QUADRIMESTRE 2017

2º RDQA 2017 SEMS SJP

Ata CMS.SJP da 16ª-Reunião-Extraordináira de 26.09.2017 – Apresentação do 2º RDQA 2017 SEMS SJP

Audiência Pública do 2º Quadrimestre de 2017 realizada na Casa de Leis de São José dos Pinhais em: 28/09/2017

3º QUADRIMESTRE 2017

3º RDQA 2017 SEMS SJP

Ata CMS.SJP da 18ª-Reunião-Extraordináira de 22.02.2018 – Apresentação do 3º RDQA 2017 SEMS SJP

Audiência Pública do 3º Quadrimestre de 2017 realizada na Casa de Leis de São José dos Pinhais em: 26/02/2018

2016

1º QUADRIMESTRE 2016

1º RDQA 2016 SEMS SJP

Ata CMS.SJP da 2ª-Reunião-Extraordináira de 24.05.2016 – Apresentação do 1º RDQA 2016 SEMS SJP

Audiência Pública do 1º Quadrimestre de 2016 realizada na Casa de Leis de São José dos Pinhais em: 25/05/2016

2º QUADRIMESTRE 2016

2º RDQA 2016 SEMS SJP

Resolução CMS.SJP nº 44.2016 – 2º RDQA 2016 SEMS SJP

Audiência Pública do 2º Quadrimestre de 2016 realizada na Casa de Leis de São José dos Pinhais em: 28/09/2016

3º QUADRIMESTRE 2016

3º RDQA 2016 SEMS SJP

Ata CMS.SJP da 6ª-Reunião-Extraordináira de 21.02.2017 – Apresentação do 3º RDQA 2016 SEMS SJP

Audiência Pública do 3º Quadrimestre de 2016 realizada na Casa de Leis de São José dos Pinhais em: 23/02/2017

2015

3º QUADRIMESTRE 2015

3º RDQA 2015 SEMS SJP

Resolução CMS.SJP nº 24.2016 – 3º RDQA 2015SEMS SJP

Audiência Pública do 3º Quadrimestre de 2015 realizada na Casa de Leis de São José dos Pinhais em: 24/02/2016

2014

1º QUADRIMESTRE 2014
2º QUADRIMESTRE 2014
3º QUADRIMESTRE 2014

2013

1º QUADRIMESTRE 2013
2º QUADRIMESTRE 2013
3º QUADRIMESTRE 2013

2012

3º QUADRIMESTRE 2012

3º RELATÓRIO QUADRIMESTRAL 2012 – INDISPONÍVEL

Resolução CMS.SJP nº 08.2013 – 3º RDQA 2012 SEMS SJP

Atualizado pela última vez em 25/04/2024 15:27:50