Notícias
24/07/2015

XIII Noite Polonesa acontece neste sábado (25)

O evento tem o apoio da Prefeitura e é organizada pelo Grupo Folclórico Polonês Wawel (Foto: Roberto Dziura Jr./PMSJP)

 

Com apoio da Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur), acontece neste sábado (25), a partir das 19h30, no Salão Paroquial da Igreja Sagrado Coração de Jesus, na Colônia Murici, a 13ª edição da Noite Polonesa. O evento é realizado pelo Grupo Folclórico Polonês Wawel.

A Colônia Murici é um bairro do Município com alta concentração de descendentes de imigrantes de origem polonesa. De cunho cultural, a Noite Polonesa é uma oportunidade para promover os costumes da Polônia e aproximar o público da cultura do país.

A XIII Noite Polonesa terá muitas atrações, como a Cerimônia do Quebra Gelo, baile com a Banda Coração Nativo, que canta músicas polonesas, e um café da manhã da madrugada para animar o público até o amanhecer. Além disto, na parte gastronômica, os participantes poderão apreciar a Sopa na Broa, jantar com Pierogi e também Vodka.

Para quem ainda não comprou a entrada, restam poucos ingressos. Os interessados em adquiri-los devem entrar em contato no telefone: (41) 9183-3646. Vale lembrar que é proibida a entrada de menores de 18 anos desacompanhados dos responsáveis.

O Salão Paroquial da Igreja Sagrado Coração de Jesus está localizado na Rua João Linpinski, n° 350, Colônia Murici.

História
Oriundos de uma Europa em transformação, onde o agricultor tinha dificuldades para encontrar boas condições de trabalho, os poloneses chegaram a Colônia Murici no fim do século XIX. Após um acordo governamental, 20 famílias de imigrantes poloneses foram assentadas em uma área de 876 hectares, localizada entre os rios Miringuava e Pequeno.

No início, as famílias viviam em lonas cedidas pelo governo, mas aos poucos foram implantando sua cultura. As primeiras casas foram construídas com troncos de pinheiros, ao estilo “Dom Weglow”, arquitetura típica do sul da Polônia. No dia 21 de setembro de 1878, os poloneses fundaram a Colônia Murici.

 

Colônia Murici (62)
O evento será realizado no Salão Paroquial da Igreja da Colônia Murici (Foto: Divulgação/PMSJP)