Para evitar golpes através da clonagem do aplicativo de mensagens WhatsApp – atualmente o mais popular no Brasil – o órgão de defesa do consumidor de São José dos Pinhais (Procon-SJP) divulgou dicas importantes sobre medidas de segurança que dificultam à ação digital de criminosos (hackers) em busca de dados para uso malicioso.

• Ative a confirmação do WhatsApp em duas etapas disponível em configurações do próprio aplicativo (conta)
  • Nunca compartilhe seu código de confirmação
  • Jamais clique em links duvidosos
  • Se tiver acesso ao seu chip, desinstale, instale novamente e refaça o login e verificação

Outra dica de segurança valiosa contra ataques criminosos através do WhatsApp, que também impede que os contatos do número clonado sejam vítimas de golpes, é através do pedido de número:

“Perdido/Roubado: Por favor, desative minha conta”, que pode ser solicitado no e-mail support@whatsapp.com informando o número de telefone no formato: +55(ddd)(número de telefone).

(Por Alexandre Torres Jr / Foto: divulgação / Prefeitura SJP)