A Defesa Civil do Paraná disponibiliza um serviço de alertas via “SMS” de forma gratuita para os celulares dos cidadãos. Os alertas são sobre risco de mau tempo na sua região como deslizamento, tempestade, inundação, alagamento, enxurrada, granizo e vendaval.

Para se cadastrar e acessar este serviço basta o interessado enviar um “SMS” com o CEP da sua região para o número 40199. A Defesa Civil responderá com uma mensagem de confirmação do seu cadastro e a partir deste momento o cidadão passa a receber alertas periódicos sobre a situação de maior gravidade na sua região.

Segundo a Defesa Civil as mensagens são enviadas sempre que for necessário. Servem de alerta e prevenção no caso de ocorrências mais graves, que possam de causar estragos e danos à população. Este serviço é em nível estadual, funcionando em todas as cidades do Paraná, incluindo são José dos Pinhais.

Quando o cidadão for enviar mensagem para efetuar o cadastramento, ao informar o CEP, o mesmo pode ser enviado em qualquer formato, por exemplo: 83045720, 83045-720, 8 3 0 4 5 7 2 0. A Defesa civil ressalta que o importante é receber a mensagem de confirmação, pois a partir desta o cidadão já começará a receber os alertas para sua região.

SERVIÇO: Perguntas / dúvidas freqüentes

Quero cadastrar mais de um CEP posso?

Sim, você pode cadastrar quantos CEPs quiser, mas o cadastro deve ser feito de um a um.

Quero parar de receber informações de um determinado CEP, o que devo fazer?

Envie um SMS, com a palavra SAIR juntamente com o número do CEP e receberá a confirmação.

Esse serviço realmente é gratuito?

Sim, o serviço é totalmente gratuito, tanto o envio de SMS quanto o recebimento de alertas.

Posso fazer o cadastro ligando para a Defesa Civil?

Não, o Cadastro só pode ser realizado pelo envio de SMS pelo celular, não sendo possível o cadastro de outra forma.

Como faço para saber em quais CEPs estou cadastrado?

Basta enviar a palavra CONSULTAR para o número 40199 e em seguida irá receber uma mensagem com todos os CEPs cadastrados.

PARA BAIXAR FOTOS NA GALERIA DA MATÉRIA
Ativo 1
Pelo computador:

clique com o botão direito do mouse em cima da foto e selecione a opção "ver imagem" - com o botão direito do mouse você poderá salvar a foto.

Ativo 3
Pelo celular:

pressione o dedo sobre a foto e selecione a opção desejada.