Entre os dias 22 e 26 de novembro, sob a coordenação estadual da Polícia Militar, agentes da Guarda Municipal de São José dos Pinhais (GM/SJP) participaram do Curso Nacional de Capacitação para Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Familiar. A capacitação é promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Realizada em Curitiba, a capacitação dos agentes totalizou 106 (cento e seis) horas, destas, 46 (quarenta e seis) foram presenciais e mantiveram medidas necessárias, e já conhecidas, ao enfrentamento da pandemia de Covid-19 (uso de máscara e álcool em gel (70%), além do distanciamento.

Além de aprimorar conhecimentos sobre o enfrentamento à violência contra a mulher, a capacitação também integra forças policiais – GMSJP / GMC / PM-PR / Bombeiros Militares – na troca de experiências.

Com base na legislação vigente, os instrutores ministraram sobre as relações de gênero e ferramentas de enfrentamento à violência com objetivo de capacitar os integrantes do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) como multiplicadores de conhecimento. A capacitação também fomenta a implantação de políticas públicas de proteção à mulher.

Para o secretário de Segurança (Semuseg), Ricardo Kusch, a capacitação “é vista com bons olhos e uma conquista do Centro de Ensino da GMSJP. Sabemos que a violência contra a mulher é uma mazela da nossa sociedade, mas não podemos admitir esse comportamento machista de agressão às mulheres de São José dos Pinhais”, enfatizou o secretário Kusch.

Com metodologia de policiamento especializado no combate à violência doméstica e familiar, a Patrulha Maria da Penha de São José dos Pinhais iniciou as operações em 2017, com serviços ofertados pelo Poder Público como o acolhimento, por exemplo.

No município, a orientação da patrulha é feita por uma Guarda Municipal (feminina) que explica de forma clara o ciclo da violência cometida. Em situação de emergência/urgência, 24 horas, ligue 153 ou 0800 153 0800 (GMSJP), para o serviço 180 (Central de Atendimento à Mulher), ou para o 190 (Plantão da Polícia Militar).

(Por Alexandre Torres Jr. com informações da GM Helena F. Neto / Fotos: divulgação / Prefeitura SJP)