Vida no Trânsito promove 2º workshop com o tema “Movimento pela Vida”

Publicado em 26 de maio de 2017 às 17:06

(Foto: Silvio Ramos/PMSJP)

Realizo nesta sexta-feira (26) o 2º Workshop do projeto Vida no Trânsito da Secretaria de Transportes e Trânsito de São José dos Pinhais teve por objetivo convidar e discutir os esforços de cada instituição envolvida para uma melhor qualidade de vida.

Dentre as ações em pauta, destaque para a execução de um grande movimento social para envolver a sociedade em uma nova cultura no trânsito, bem como expor, através de stands, soluções inovadoras  para segurança viária, qualificação dos participantes, e troca de experiências.

A coordenadora do Vida no Trânsito e presidente da Comissão Municipal de Prevenção de Acidentes e Segurança no Trânsito, Josiane Arruda, agradeceu a adesão e  participação dos presentes quanto a unificação de trabalhos e ações em prol da melhoria de vida quanto ao trânsito. “Essa é a causa que nós escolhemos para defender, uma cultura de paz e qualidade de vida para toda a comunidade, motoristas e pedestres, queremos mudar a realidade do trânsito”, finalizou Josiane.

Durante o evento, os participantes puderam acompanhar palestras técnicas e promover debates quanto a realidade do trânsito e as ações que já estão sendo desenvolvidas para sua melhoria, bem como as ações futuras para envolver cada vez mais um maior numero de pessoas e instituições, quanto a conscientização sobre a importância da mudança de postura nas redes viárias, a fim de promover uma cultura sólida de conduta e respeito a vida.

Entre os conteúdos apresentados os temas referentes ao panorama do projeto Vida no Trânsito nos últimos cinco anos; fiscalização integrada; gestão de dados e qualificação das informações e engenharia de tráfego, dispositivos de segurança automotivos e educação para o trânsito.

O secretário de Transporte e Trânsito de São José dos Pinhais, Miguel de Paula, que na ocasião também representou o prefeito Toninho Fenelon, agradeceu as participações e reforçou o objetivo das ações para a redução de mortes e acidentes no trânsito. “Planejamento, estrutura e convívio no trânsito, são práticas diárias, assim como o debate permanente sobre o tema que deve ser trabalhado constantemente em prol da vida”, definiu Miguel.

Dentre os presentes o diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Eduardo Umbria, o diretor do Departamento de Promoção e Vigilância, Odevair Mathias que na ocasião representou o secretário de Saúde, Giovani de Souza, representando o Detran Paraná, Leonardo Napoli, o chefe do Ciretran SJP, Édio Topanoti, representando a Secretaria de Estado da Saúde, Tania Mascarenhas, os palestrantes Mauro Gil que é vice-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, Flávio Tavares do Instituto Parar e Alejandro Longton da empresa Idiada da Espanha, a qual usa a tecnologia 3D para reconstituir os acidentes ocorridos, como forma de analisar com maior eficiência os fatores contributivos para ocorrência. Além de representantes da Defesa Civil Municipal, Polícia Militar, Conselho Municipal de Segurança e servidores.

2º Workshop Vida no Trânsito contou com palestra de Flávio Tavares do Instituto Parar (Foto: Silvio Ramos/PMSJP)