Com baixa possibilidade de chuva, segundo a previsão do tempo, esse final de semana será movimentado em São José dos Pinhais. A Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Esporte e Lazer (Semel) e Indústria, Comércio e Turismo (Sictur), realiza grandes eventos, no próximo domingo (10), que vão atrair públicos distintos à cidade conhecida como ‘Capital Nacional das Caminhadas na Natureza’.

Na Rota das Colônias, tradicional roteiro turístico do Circuito Rural de Turismo, a Prefeitura promove, com a Sictur, a 2ª Edição da Caminhada Internacional na Natureza, que vai acontecer na Faxina. A região é conhecida pelas belas paisagens naturais, além dos diversos empreendimentos da Agricultura Familiar, que oferecerem mercadorias direto dos produtores, e que estarão abertos no domingo. Por causa da pandemia de Covid-19, o evento não era realizado há dois anos nesta região.

As inscrições gratuitas para a caminhada serão recebidas até amanhã, 9, neste endereço eletrônico: http://www.ecobooking.com.br/site3/destinoEventoSimples.php?Xeven=p2cigud5ap3x91sauoap .

Com percurso de nível intermediário – pouco mais de 12 (doze) quilômetros – a concentração da caminhada vai acontecer na Capela N. Sra. da Imaculada Conceição (Rua Carlos Kusma, s/n, Colônia Faxina). O credenciamento será realizado das 7h às 9h. As saídas, das 8h às 9h.

Ao chegar no local, os inscritos via internet devem procurar pela letra inicial de seu nome, confirmar o nome na lista e retirar seu crachá de carimbos. O encerramento das atividades da equipe de apoio, e carimbo final, está previsto para às 13 horas.

17º BPMPR e o aniversário de 32 anos

Ainda no domingo, 10, em parceria com o 17º Batalhão da Polícia da Militar do Paraná – BPMPR, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer – Semel, realiza um Passeio Ciclístico que comemora o aniversário de 32 anos do Batalhão. O passeio arrecadará, também, alimentos (não perecíveis) e agasalhos para doação. As inscrições serão feitas no local.

A concentração do ‘pedal’ está marcada às 9h na sede do Batalhão (Rua Dr. Muricy, nº 2.855, bairro Costeira). A saída acontece às 9h30. Também haverá locação de bicicletas para o passeio que vai percorrer trechos de outro Cartão Postal do município, o Caminho do Vinho, que também estará com os empreendimentos abertos no domingo.

Voltado às famílias, esse passeio deve ter cerca de 5 km (trajeto para iniciantes). Também haverá exposição de viaturas antigas (e modernas) da PMPR, equipamentos, sorteio de brindes, além de atividades recreativas às crianças. Na galeria de fotos, confira momentos do passeio ciclístico e das caminhadas realizadas em anos anteriores (antes da pandemia de Covid-19).

(Por Alexandre Torres Jr. com informações da Sictur e Semel / Foto: banco de imagens / Prefeitura SJP)