Valorização do magistério: Prefeitura e UTFPR firmam acordo de cooperação técnica para 2019

Publicado em 4 de dezembro de 2018 às 16:16

(fotos: Paulo Zsostak / PMSJP)

Programa de ensino, pesquisa e de cursos de extensão da UTFPR poderá beneficiar até setecentos professores da rede municipal de São José dos Pinhais, que terão oportunidade de desenvolver estudos preferencialmente em áreas de Ciências e Matemática. O acordo, foi assinado ontem (03) pelo Prefeito Toninho Fenelon, e o processo seletivo das vagas que vão ser oferecidas pelo programa, provavelmente, será aberto na metade do ano que vem.

Durante a tarde da última segunda-feira (03) o Prefeito Toninho Fenelon, com a presença da secretária municipal de Educação, Ema Maria Zem Karam, e de diretores de departamentos da secretaria, formalizaram oficialmente, via assinatura de contratos, acordo de cooperação técnica que traz para São José dos Pinhais, em 2019, programa de ensino, pesquisa e cursos de extensão da UTFPR, que poderá beneficiar na cidade até setecentos professores da rede municipal com cursos de capacitação e formação continuada além de vagas para pós-graduação nível mestrado.

O acordo assinado ontem na sala de atos do gabinete do Prefeito, terá duração de 60 meses no município e as primeiras turmas poderão iniciar os cursos com até 400h em março de 2020. O programa destina também cinco vagas exclusivamente as pesquisas de mestrado que devem estar relacionadas principalmente às áreas das Ciências e da Matemática. O processo seletivo para preenchimento das vagas oferecidas deve acontecer na metade do ano que vem, 2019.

Esta aproximação entre UTFPR e Prefeitura de São José dos Pinhais, ocorre por competência e esforço realizado pela equipe da secretaria de Educação (SEMED) que possibilitou o contato.

Para a secretária de Educação, Ema Maria Zem Karam, “este acordo de cooperação técnica promove a valorização dos profissionais do magistério e cumpre com metas do plano nacional e municipal de Educação estabelecidos no início da gestão; o momento é histórico para administração pública e também para a cidade que terá em sua rede de ensino público professores mais qualificados e motivados em sala de aula; com certeza é uma grande conquista para todos nós de São José dos Pinhais, é um privilégio”, destacou a secretária.

No Paraná, o programa de ensino, pesquisa e de cursos de extensão da UTFPR existe desde 2011 e atualmente está com 13 unidades de ensino presencial distribuídas em diversas cidades entre elas Curitiba, que possui três sedes da instituição com mais de 800 professores de todas as áreas, 26 cursos de graduação, mais 17 programas de mestrado que juntos somam cerca de 11 mil estudantes matriculados na capital.

Nos próximos meses serão divulgados mais detalhes do acordo que foi firmado.

O acordo assinado ontem na sala de atos do gabinete do Prefeito, terá duração de 60 meses no município e as primeiras turmas poderão iniciar os cursos com até 400h, após processo seletivo, em março de 2020 ou concorrer às cinco vagas destinadas exclusivamente as pesquisas de mestrado que devem estar relacionadas principalmente em áreas das Ciências e da Matemática.