O município de São José dos Pinhais iniciou na manhã desta quarta-feira (20) o processo de imunização contra a Covid-19. A auxiliar de enfermagem Monica Daveles de Oliveira, de 57 anos, servidora da Unidade Básica de Saúde Parque da Fonte e vacinadora, foi a primeira pessoa vacinada contra o novo Coronavírus no município.

“Foi difícil segurar a emoção. É uma sensação maravilhosa de esperança, fé e recomeço. É uma esperança que todos nós, enquanto mundo, estamos esperando”, afirma a enfermeira. A profissional ainda defendeu o importante trabalho da ciência no desenvolvimento da vacina para que a imunização pudesse acontecer.

Na abertura da campanha, que aconteceu no Ginásio Ney Braga, outros profissionais que também atuarão como vacinadores receberam a dose. Seguindo as recomendações de priorização do Ministério da Saúde, na etapa inicial da primeira fase serão vacinados: vacinadores, profissionais de Institutos de Longa Permanência de Idosos (ILPI’s) e profissionais da saúde.

A prioridade neste primeiro momento são aqueles que estão em contato direto com pacientes que testaram positivo para o novo Coronavírus. “Primeiramente, faremos com os profissionais da saúde, na sequência com os idosos. Alguns idosos têm se dirigido até o Ginásio Ney Braga nesse momento, mas ressaltamos que agora as vacinas serão direcionadas para esses trabalhadores. Muito em breve, esperamos divulgar e convidar os idosos para que eles venham, no momento correto, tomar a vacina”, reforçou a prefeita Nina Singer.

Em algumas instituições de saúde, a aplicação ocorrerá in loco, para os profissionais que não podem deixar seus postos de trabalho, a exemplo das UPA’s, ILPI’s e da Casa do COVID-19. Nas demais, os profissionais deverão receber a dose no Ginásio Ney Braga, mediante agendamento prévio.

Quem também acompanhou o ato simbólico foi o diretor da 2ª Regional de Saúde do Governo do Estado do Paraná, José Dalmi Dissenha, que assegurou o fornecimento de mais doses ao município nos próximos dias. Devido às melhores condições para preservação das vacinas e maior segurança no armazenamento, o estoque será distribuído perto do dia da aplicação.

O Plano Municipal de Imunização contra a Covid-19 já está disponível. Acesse através do link https://bit.ly/2M9nrZl