Notícias
11/02/2019

Vacina contra febre amarela: Unidades de Saúde abrem nesse sábado (16)

No próximo sábado, 16 de fevereiro todas as 27 Unidades Básicas de Saúde de São José dos Pinhais estarão abertas das 08h30 min às 16 horas para vacinar a população contra a febre amarela – é o dia D de Vacinação que tem como objetivo imunizar a parcela da população que ainda não tomou a vacina – basta tomar a dose uma vez para estar imunizado para toda vida.

Além disso, quem preferir pode procurar a Unidade de Saúde do seu bairro de segunda à sexta-feira das 8h30 às 16 horas, ou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Afonso Pena que do dia 11 até o dia 15 de fevereiro estará aplicando a vacina das 17h as 22h.

Deve tomar a vacina contra a Febre Amarela toda a parcela da população nunca vacinada com idade entre 9 meses e 59 anos. É preciso levar o cartão vacinal e documento pessoal. Pessoas já vacinadas devem levar a carteirinha de vacinação para atualização no sistema.

 

Caso de Febre Amarela preocupa

A ação em São José dos Pinhais acontece devido à morte de cinco macacos no município de Antonina, que deram positivos para o vírus da Febre Amarela e também o registro do primeiro caso da doença em humanos –  o que confirma a circulação do Vírus nas proximidades de São José dos Pinhais.

A Secretaria de Saúde esclarece que os macacos não transmitem a doença apenas adoecem e morrem da mesma forma que os humanos. Portanto o macaco é um aliado no monitoramento da circulação do vírus na região.

 

Doença

De acordo com a Fiocruz a febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. Geralmente, quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas ou os mesmos são muito fracos. As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso.