Notícias
22/07/2016

Usina da Música oferece cursos gratuitos de instrumentos

Aulas de violão, viola, violino, violoncelo e contrabaixo estão entre as opções (Foto: Divulgação/Arquivo)

 

A Usina da Música de São José dos Pinhais oferece cursos gratuitos de iniciação musical e instrumentos da música popular e erudita. O objetivo é promover o acesso à cultura e mostrar que todos podem trabalhar seu desenvolvimento musical, independentemente das experiências anteriores e do talento nato, além de incentivar a criação de orquestras de cordas em todo o país com músicos formados no Município.

O espaço foi fundado em 1999 como Usina do Conhecimento e ganhou o nome de Usina da Música em agosto do ano passado, quando passou a ofertar cursos de instrumentos de corda à população. Entre eles estão violão, viola, violino, violoncelo e contrabaixo. Atualmente, são mais de 300 alunos matriculados. Nas aulas, eles aprendem a teoria e divisão musical, harmonia, ritmo, solfejo, leitura de partitura e prática em conjunto. Os instrumentos são cedidos pela Prefeitura de São José dos Pinhais.

O curso tem como base a metodologia Suzuki desenvolvida por Shinichi Suzuki, no Japão, pouco depois da Segunda Guerra Mundial. Segundo a coordenação de cursos da Usina, esse método foi escolhido porque consiste em uma forma fácil e lúdica de ensinar. As crianças e jovens se divertem enquanto aprendem. Os alunos também têm a oportunidade de participar de apresentações em vários eventos em São José dos Pinhais e outros municípios.

O curso de instrumentos de corda é destinado para alunos com idade mínima de 10 anos. Crianças e jovens de 12 a 18 anos também podem participar das aulas de instrumentos de sopro e metais da Banda Marcial, como trompete, trombone, trompa, tuba, eufônio, fliscorne e percussão. As próximas turmas serão abertas em fevereiro de 2017.
Serviço

Usina da Música
Endereço: Rua Veríssimo Marques, 299 – Centro
Telefone: 3383-3774

 

banda_divulgacao
(Foto: Divulgação/BandaMarcial)
Crianças e jovens de 12 a 18 anos também podem participar das aulas de instrumentos de sopro e metais da Banda Marcial 

.