Durante uma reunião, realizada na tarde da última quarta-feira (03), no Plenário da Câmara Municipal de São José dos Pinhais (CMSJP), a Secretaria Municipal de Urbanismo, Transporte e Trânsito, apresentou um panorama com dados técnicos e operacionais sobre a situação atual do sistema público de transporte coletivo em operação no município.

Os dados foram apurados com as duas empresas (São José e Sanjotur), que operam linhas de transporte na cidade de acordo com premissas do contrato (Edital 026/2012), também analisadas na reunião.

A prestação do serviço tem validade de 15 (quinze) anos e pode ser renovado por mais 10 (dez) anos se o Poder Público assim definir. A reunião analisou ainda, dados apresentados pelas empresas antes e também durante esse período de pandemia desencadeado pelo novo Coronavírus (Covid-19).

Participaram da reunião o presidente da CMSJP, Abílio Alves, o chefe de gabinete, Andrei Gondro, o secretário de Urbanismo, Transporte e Trânsito, Lucas Pigatto, membros do Poder Legislativo, servidores da secretaria, diretores de departamentos. A COMEC, também foi representada.

Além de observar premissas do contrato com as empresas do transporte público coletivo urbano, a reunião também analisou regras da concessão e apresentou dados sobre o número de passageiros transportados de janeiro de 2013 a dezembro de 2020, que serviram de comparação.

Tanto a fiscalização, quanto a sanitização, dos veículos em operação, durante a pandemia, também foram assuntos pautados. A composição do custo da tarifa por passageiro e índices de reajuste também foram analisados.

Segundo a Secretaria de Urbanismo, Transporte e Trânsito, ações futuras revisarão o valor da tarifa por quilômetro rodado, além da análise da depreciação da frota, da forma de remuneração da frota e também sobre a racionalização de linhas do transporte público coletivo urbano.

(Por Alexandre Torres Jr / Foto: Alvaro Matheus Heger / Prefeitura SJP)