13/03/2019

UPA Afonso Pena recebe sistema que otimizará atendimentos

(Fotos: Paulo Szostak/Prefeitura SJP)

Com os novos equipamentos adquiridos pela Prefeitura de São José dos Pinhais para a UPA Afonso Pena, os atendimentos de triagem serão mais ágeis e classificatórios. Na última segunda-feira (12), a UPA recebeu um novo sistema de triagem no atendimento, chamado Trius. Com o novo software, os atendimentos serão feitos de acordo com o Protocolo de Manchester pelo sistema Trius, um método de classificação da urgência no atendimento. Os equipamentos estão disponíveis na triagem da UPA Afonso Pena, e na UPA Infantil Afonso Pena.

O Protocolo de Manchester é um sistema de triagem que baseado em cores, sendo que cada cor representa uma gravidade nos casos. O sistema do Protocolo de Manchester é empregado mundialmente, sendo uma forma mais eficaz de identificar prioridades no atendimento.

O novo sistema realiza a classificação a partir da queixa e outras informações de saúde. De acordo com o prefeito Toninho Fenelon, que esteve no momento da entrega dos equipamentos, aparelhos como esses são benéficos à população. “Os novos equipamentos irão oferecer uma margem de segurança muito maior, para atender melhor nosso paciente de risco. Isso é muito válido, é um recurso que vale a pena ser investido”, afirmou.

O secretário de saúde, Giovani de Souza, também esteve no momento da entrega e garantiu que os equipamentos fornecerão um melhor controle no atendimento. “Nossa comunidade vai perceber que nós estamos dando uma qualidade no atendimento, na triagem, e na classificação de risco para que o paciente possa ter acesso ao médico”, explicou o secretário.

Os equipamentos já estão em funcionamento, desde ontem, no período da noturno. Além disso, 33 profissionais de enfermagem já estão capacitados para utilizar o sistema.

Unidade de Pronto Atendimento Afonso Pena

Rua Francisca de Souza Cortes, 460

(Foto: Paulo Szostak/Prefeitura SJP)