Logo

Portal da Prefeitura


UPA Afonso Pena realiza atendimento de referência em casos de doenças cardiovasculares

Publicado em 28 de novembro de 2018 às 15:50

Profissionais da UPA participaram este mês de atualização com o projeto Latim, que trata sobre os protocolos de atuação em casos de pacientes com infarto (Foto: Divulgação/PSJP)

 

Em parceria com o Hospital Nossa Senhora do Rocio de Campo Largo, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Afonso Pena de São José dos Pinhais é referência em atendimento rápido e diagnóstico preciso referente a casos de pacientes que sofrem infarto no Município. Neste mês, os profissionais da UPA passaram por atualização referente ao projeto LATIN (Latin America Telemedicine Infarct Network). Este é um projeto internacional especializado em diagnóstico rápido de doenças do coração e, no Paraná, São José dos Pinhais foi pioneiro na implantação desse serviço, que diminui significativamente o tempo de avaliação de um exame médico de coração e, consequentemente, salvando mais vidas.

“O diagnóstico e tratamento devem acontecer o mais precocemente possível, objetivando  reduzir  danos, reverter casos de infarto e salvar vidas. A equipe da UPA Afonso Pena entende que é fundamental ferramentas eficazes para o enfrentamento do problema. Para garantir que os pacientes são-joseenses continuem com acesso a uma das mais modernas tecnologias em diagnóstico precoce de infarto, a equipe da UPA Afonso Pena participou este mês da atualização do projeto Latin”, disse a diretora da UPA Afonso Pena, Claudiana Litaver Kozan.

Segundo o secretario de Saúde, Giovani de Souza, “cada paciente que chega à UPA com infarto agudo do miocárdio passa por um exame local que é encaminhado, por um sistema de computador, diretamente a uma central 24 horas de cardiologistas em São Paulo, que em minutos respondem o laudo, direcionando o procedimento a ser seguido pelos nossos profissionais. Caso nosso paciente necessite de um hospital referência em cirurgias de coração, ele é encaminhado ao Hospital Nossa Senhora do Rocio. Essa plataforma de trabalho é realizada no Município e tem tido ótimos resultados”.

 

 

Equipe do Projeto Latin, juntamente com a diretoria e coordenação da UPA Afonso Pena (Foto: Divulgação/PSJP)