23/01/2019

UPA Afonso Pena passa a atender com exclusividade aplicação de vacina anti rábica

(Texto: Alexandre Torres Jr / Foto: Silvio Ramos / Prefeitura SJP)

Com objetivo de otimizar e evitar desperdícios, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) de São José dos Pinhais e o Departamento de Promoção e Vigilância (DPV) do município informam que a aplicação de vacinas contra a raiva serão realizadas, com exclusividade, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Afonso Pena, após avaliação e prescrição médica. Recomenda-se que a aplicação da vacina seja realizada em pacientes que sofreram acidentes com animais que não são observáveis.

Em acidente  com cão ou gato, recomenta-se que o mesmo seja observado por 10 dias. Neste caso não é indicada a vacina se não ocorrer morte, desaparecimento ou mudança comportamental do animal (sinais raivosos).

Já em caso de contato com morcegos, deve-se ter avaliação do profissional médico e início do tratamento conforme protocolo.

Segundo Memorando Circular nº. 265 DVVZI/CEVA/SVS de 19 de novembro de 2018, da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), o Paraná vem recebendo uma quantidade insatisfatória de vacina antirrábica humana – VARH (Vero) e há uma demanda reprimida para atender os casos confirmados.