Mais de três mil pessoas compareceram às Unidades Básicas de Saúde do Veneza, São Marcos, Afonso Pena, Borda do Campo, Guatupê e Ipê, em São José dos Pinhais, no último sábado (15), durante a realização da campanha nacional “Dia D” de vacinação contra o Sarampo. Neste dia também aconteceu a vacinação contra a febre amarela, além do “Mutirão de Cardiologia”, realizado na UBS Veneza.

O prefeito de São José dos Pinhais Toninho Fenelon e a secretária de Saúde Débora Chemin estiveram na UBS Veneza e conversaram com a população. “A Prefeitura faz a sua parte investindo em Saúde, mas é preciso que a população faça a sua parte tomando a vacina que é disponibilizada gratuitamente nas unidades de saúde”, lembrou o prefeito Toninho Fenelon.

A secretária de Saúde esclareceu que quem não compareceu à UBS no sábado, e faz parte do público alvo, deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa. “Na dúvida compareça à Unidade de Saúde”, alertou.

Quem deve se vacinar contra o sarampo?

• Dose zero: Devido ao aumento de casos de sarampo em alguns estados, todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra).
  • Primeira dose: Crianças que completarem 12 meses (1 ano).
  • Segunda dose: Aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.
  • Se você tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina;
  • Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente.
  • De 1 a 29 anos – São necessárias duas doses;
  • De 30 a 49 anos – Apenas uma dose.

(Fotos: Paulo Szostak/PMSJP)

PARA BAIXAR FOTOS NA GALERIA DA MATÉRIA
Ativo 1
Pelo computador:

clique com o botão direito do mouse em cima da foto e selecione a opção "ver imagem" - com o botão direito do mouse você poderá salvar a foto.

Ativo 3
Pelo celular:

pressione o dedo sobre a foto e selecione a opção desejada.