19/02/2016

Unidades de Saúde Cristal e Marcelino recebem reformas e ampliações

Neste ano, 12 Unidades de Saúde receberão melhorias nos seus espaços físicos (Foto: Divulgação/Sems)

Durante o ano de 2016 São José dos Pinhais recebe obras de reforma e ampliação em várias Unidades Básicas de Saúde (UBS), serviços que já estão em andamento nas Unidades Cristal e Marcelino. Mais de 12 Unidades Básicas de Saúde passarão por reformas neste ano e serão melhorias como: novas pinturas, adequações nos espaços físicos e novos mobiliários.

“As melhorias na Atenção Primária têm como propósito cuidar do cidadão, em seus vários ciclos de vida, através da prevenção. Para isso, temos que melhorar as condições dos serviços da Saúde que estão disponíveis perto da população”, explica a diretora do Departamento de Atenção Primaria e Especializada à Saúde (DAPES), Débora Chemin.

Os investimentos às Unidades Básicas têm como objetivo a melhora da qualidade dos serviços da Saúde para os são-joseenses, como também melhorar as condições de trabalho aos servidores públicos. Os investimentos da Prefeitura para a Secretaria de Saúde são realizados por meio do Programa Avança e o secretário da Saúde, Brasilio Vicente de Castro Filho, está atualmente direcionando o foco da gestão para o fortalecimento da Atenção Primária.

Melhorias na UBS Cristal
A reforma e ampliação da UBS Cristal já estão em andamento. A Unidade ganhará uma nova recepção, com uma grande sala de espera inclusa no espaço ampliado. Depois da conclusão das obras, terá uma sala para equipe de enfermagem, dois consultórios médicos, um consultório odontológico, sala de inalação, vacina, consulta de triagem (avaliação do profissional enfermeiro) e farmácia.

As melhorias para os funcionários também serão realizadas com uma nova cozinha e lavanderia, reformas no almoxarifado, expurgo e esterilização. No total, a ampliação será de 119 m² para uma Unidade que atende cerca de 11 mil habitantes.

Melhorias na UBS Marcelino
As obras de ampliação e reforma na Unidade de Saúde Marcelino está com força total. Será ampliado nas instalações um consultório médico, sala de vacina, consultório odontológico, sala de coordenação, almoxarifado, banheiros para funcionários, lavanderia, cozinha, esterilização e expurgo. Serão 104m² de ampliação, somando com a estrutura atual totaliza 170m². A UBS atende os moradores do bairro, que conta com um número próximo a 950 moradores.

Cronograma
O cronograma de reformas em 2016 contempla ainda outras Unidades da Saúde, entre elas: UBS Malhada, UBS Riacho Doce, UBS Ipê, UBS Martinópolis, UBS Borda Do Campo, UBS Faxina, UBS Campo Largo da Roseira, UBS Veneza e CAPS TM (Centro de Atenção Psicossocial – Transtornos Mentais).

Além dos recursos para reformas e ampliações, a Prefeitura de São José dos Pinhais direcionou investimentos para a aquisição de novos mobiliários e equipamentos, que já estão sendo entregues para muitas UBSs.

UBS Cristal: Rua Ilo Antoninho Mozer, nº 900. Telefone: (41) 3383-3548.
UBS Marcelino: Rua Vereador Domingos Moletta, s/nº. Telefone: (41) 3382-4817.

RÁDIO PREFEITURA

ubs_marcelino_reforma_ampliação_carla_beatriz_002
UBS Marcelino (Foto: Divulgação/Sems)

ubs_cristal_reforma_ampliação_carla_beatriz_001