Na última semana, o Núcleo de Educação de Urgência e Emergência de São José dos Pinhais, do SAMU, esteve na Colônia Castelhanos, para realizar uma capacitação com a equipe da UBS do local e com a comunidade. A ideia é transmitir técnicas de atendimento primário para casos de parada cardiorrespiratória e primeiros socorros focados em acidentes prevalentes da região.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Educação de Urgência e Emergência do SAMU, Aline Fonseca, o treinamento foi adaptado de acordo com a realidade e as necessidades da população do local. “Eles têm muitos acidentes relacionados a animais peçonhentos, cobras, aranhas, entre outros. Nós citamos também o que pode ser feito em caso convulsões, enfim… é uma região em que as necessidades são um pouco diferentes”, afirma a coordenadora.

Além disso, algumas pessoas da comunidade foram treinadas pelos profissionais para prestar auxílio à técnica de enfermagem que atua na UBS durante a semana. Com o treinamento, os capacitados podem prestar atendimento primário para dar sobrevida ao paciente até que o socorro avançado chegue. “Para nós também foi um aprendizado muito grande, foi rico, porque nós tivemos que nos adaptar a realidade deles”, conta Aline Fonseca.

Os profissionais responsáveis pela capacitação foram a diretora, Claudiana Litaver Kozan, a coordenadora do Núcleo de Educação de Urgência e Emergência do SAMU, Aline Fonseca, o médico, Igor Kazuo Onaka, os socorristas, Aparecido Neves, Vinicius Melo e Vitor Hugo, a coordenadora do SAMU, Giovana Miecznikowski e o estagiário acadêmico, Carlos Roberto.

PARA BAIXAR FOTOS NA GALERIA DA MATÉRIA
Ativo 1
Pelo computador:

clique com o botão direito do mouse em cima da foto e selecione a opção "ver imagem" - com o botão direito do mouse você poderá salvar a foto.

Ativo 3
Pelo celular:

pressione o dedo sobre a foto e selecione a opção desejada.