TURKids permite vivência prática de conteúdo para alunos da Rede Municipal

Publicado em 7 de junho de 2017 às 16:49

(Foto: Silvio Ramos/PMSJP)

O projeto TURKids é uma realização das secretarias de Educação e de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur) de São José dos Pinhais, voltado para os alunos das séries iniciais do ensino fundamental do município. Nesta quarta-feira (07) os alunos do 3º ano B da Escola Municipal Professora Ernestina Macedo de Souza Côrtes foram conhecer o Caminho do Vinho na Colônia Murici, seus empreendimentos e propriedades que comercializam produtos cultivados e fabricados nessa localidade.

O TURKids visa envolver todos os professores e alunos em uma prática do que é aprendido em sala de aula, valorizando as localidades rurais, bem como a cultura local. “Essa ação não é um passeio e sim uma aula de extensão da disciplina de Geografia, onde os alunos têm a oportunidade de vivenciar na prática aquilo que aprendem em sala sobre nosso município, é uma ocasião ímpar para muitos deles, onde muitos têm seu primeiro contato com a realidade rural, sua estrutura, produção e costumes”, comentou a Secretária de Educação, Ema Karan.

Outro aspecto do TURKids é o contato com outra realidade e que está muito próxima deles, onde além do aprendizado acadêmico, os alunos conceituam, junto aos professores, questões de cidadania como a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.

Para a diretora de Turismo da Sictur, Renata Hambrusch, a parceria formada permite além do aprendizado dinâmico das crianças, uma maior visibilidade e entendimento das estruturas das áreas rurais de São José dos Pinhais. “Os pequenos são multiplicadores, enquanto aprendem a prática de suas matérias, eles certamente irão comentar sobre a experiência com seus pais e familiares, e isso pode gerar motivação para a visitação das famílias, o que ajudará a fomentar ainda mais os empreendimentos e o turismo das nossas áreas rurais”.

Os agendamentos e ações do TURKids são efetuados pela Secretaria de Educação de São José dos Pinhais, junto às escolas municipais.

(Foto: Silvio Ramos/PMSJP)