No início da tarde desta quinta-feira (20) a Prefeitura de São José dos Pinhais, Instituto Renault e o Serviço de Aprendizagem Industrial (SENAI) participaram da inauguração da Sala Renault – para formação em mecânica básica profissionalizante.

A ação faz parte do programa Geração Futuro, que teve início no meio deste ano, com moradores em situação de vulnerabilidade social do bairro Borda do Campo e que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Na época mais de 300 pessoas se inscreveram para as 69 vagas ofertadas pelo programa, onde a formação terá duração de 05 (cinco) meses. Após o processo de seleção, as aulas teóricas tiveram início no mês de julho, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Afonso Celso Araújo – Borda do Campo. A primeira turma é formada por 48% de mulheres e 52% de homens, visando equidade de oportunidades para todos.

“O Geração Futuro Profissionalizante é um ótimo exemplo da parceria entre a iniciativa privada, o poder público, as entidades representativas no desenvolvimento da sociedade e melhoria na qualidade de vida das pessoas. Nós acreditamos e investimos no poder transformador da educação”, destaca Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.

“O conhecimento é o bem mais precioso que uma pessoa pode adquirir. Com esta parceria, mais do que cumprir sua missão de capacitar trabalhadores demandados pela indústria, o SENAI Paraná cria oportunidades para transformar vidas por meio da educação”, afirma Carlos Valter Martins Pedro, presidente do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), entidade à qual o SENAI Paraná está ligado.

A prefeita de São José dos Pinhais – Nina Singer agradeceu a iniciativa conjunta em prol de um futuro melhor, por meio da profissionalização, da população do município. “Eu acredito muito na parceria público-privado e vejo que é o futuro. E por falar em futuro, quando falamos dele temos que fazer no presente, e é o que está sendo feito porá essa iniciativa da Renault”, comentou Nina.

O Geração Futuro Profissionalizante faz parte do eixo Inclusão do Instituto Renault, assim como o Geração Futuro Jovens Talentos, lançado em 2019, e que tem seu sucesso comprovado com 128 jovens formados, dos quais 82% já estão no mercado de trabalho.

Presente na solenidade o vice-prefeito – Professor Assis, a secretária de Assistência Social – Juliana Saraiva, o secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária – Luiz Monteiro, o vice-presidente do Instituto Renault – Caique Ferreira, equipes do sistema FIEP e SENAI, os alunos do curso de formação em mecânica básica profissionalizante, além de representantes das lideranças  e associação de moradores do bairro Borda do Campo – Borda Vida e Amarb.