Válida por seis (6) meses, a Prefeitura de São José dos Pinhais, iniciou na última segunda-feira (22), através da Secretaria Municipal de Urbanismo, Transporte e Trânsito (Semutt), a vistoria obrigatória para o primeiro (1º) semestre de 2021 dos veículos que prestam o Serviço de Transporte Escolar de natureza privada, prestado por terceiros.

Condutores autônomos (pessoa física) e MEI/Empresas (pessoa jurídica) – já licenciados pela Semutt – têm até 05 de março para realizar a vistoria que está sendo feita na Central de Sinalização da Semutt – Rua Medianeira, nº 46, bairro Afonso Pena. O secretário municipal Lucas Pigatto – Semutt, esteve presente.

Até o dia 05 de março, 374 (trezentos e setenta e quatro) condutores de vans, ônibus e micro-ônibus – cadastrados na Prefeitura – devem ter os veículos vistoriados e, com todos os itens obrigatórios em dia, licenciados à atividade.

Em 2005, São José dos Pinhais foi uma das primeiras cidades da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) à regulamentar o Serviço de Transporte Escolar, de natureza privada, com o Decreto Municipal 1182/05. Atualmente, a frota de veículos cadastrados no município é administrada, acompanhada e fiscalizada pela Semutt.

Além de resguardar o município e garantir, cada vez mais, segurança no transporte de alunos e estudantes, a vistoria ainda serve como um ‘pente fino’ – realizado na categoria – impedindo irregularidades como o transporte clandestino.

Vistoria

A vistoria está sendo realizada de segunda à sexta-feira, na Central de Sinalização da Semutt, das 8h ao 12h e das 13h às 16h30. Por enquanto não é necessário agendar horário de atendimento.

Funcionários da Semutt verificam pneus, luzes, bancos, freios, itens obrigatórios de segurança (extintores, cintos, saídas de emergência), além de ferramentas (obrigatórias) como o macaco hidráulico, triângulo e chaves de pneus. Limpeza e manutenção também são vistoriados.

Devido a pandemia de Covid-19, os veículo também devem disponibilizar aos alunos e estudantes um dispensador de álcool em gel 70%.

Após a inspeção, o veículo recebe um adesivo de ‘vistoriado’, a Semutt fornece ao condutor uma ficha de vistoria, para ser colocada no para-brisa do veículo, e o condutor autorizado à prestação do serviço no município.

(Por Alexandre Torres Jr / Foto: Alvaro Heger / Prefeitura de SJP)

PARA BAIXAR FOTOS NA GALERIA DA MATÉRIA
Ativo 1
Pelo computador:

clique com o botão direito do mouse em cima da foto e selecione a opção "ver imagem" - com o botão direito do mouse você poderá salvar a foto.

Ativo 3
Pelo celular:

pressione o dedo sobre a foto e selecione a opção desejada.