24/06/2019

Transporte escolar: Prefeitura realizará vistoria no final de julho

Secretaria de Transporte e Trânsito trabalha para oferecer segurança para o sistema que transporta diariamente mais de oito mil alunos (Foto: Prefeitura de São José dos Pinhais).

A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semuttran) de São José dos Pinhais anunciou nesta segunda-feira, 24, a data para as vistorias do transporte escolar privado de estudantes, válida para o segundo semestre 2019, que será realizada entre os dias 22 a 31 de julho de 2019, coincidindo com a última semana do recesso escolar (férias).

“O calendário definido permite que os 360 veículos cadastrados pela Secretaria já tenham neste período, realizado todas as manutenções necessárias para a retomada dos serviços, e possam assim estar adequadamente em condições de serem liberados para o atendimento da população”, explicou o secretário Tambolo.

Nessa vistoria são checados 49 itens de cada carro, compondo partes internas e externas, itens de segurança e documentação. Já os laudos de inspeção veicular que são solicitados anualmente para cada veículo, a Semuttran permite que estes sejam emitidos por empresas credenciadas junto ao Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), e elas devem aferir inspeção respeitando as normas previstas no Código Brasileiro de Trânsito(CBT).

Atualmente, os serviços de transporte escolar particular de alunos atende cerca de oito mil alunos de unidades de ensino da rede pública e privada, cobrindo 100% do município. O serviço que é autorizado e fiscalizado pela SEMUTTRAN funciona por meio do decreto 1182/2005 que estabelece as normas de funcionamento.

Tambolo destacou a preocupação da gestão em relação ao transporte particular de alunos. “Temos um serviço realizado apenas por particulares que são autorizados pelo Poder Público, neste sentido, procuramos ser exigentes com as vistorias e inspeções, tornando público, por meio de colagem de adesivo com a inscrição Vistoriado, todos os carros que são oficialmente autorizados a prestarem o serviço; além disso, a placa vermelha é outro aspecto exigido e se o veículo não dispor destes aspectos visíveis, ele é uma condução ilegal, que não ira garantir segurança para os usuários”, destacou o secretário.

Tambolo ainda comentou que a população pode dispor de outros detalhes que garantem poderem contratar um transporte legalizado; sendo padrão na frota uma faixa amarela com a inscrição Escolar, com o número da frota e as iniciais SJP nas laterais, dianteira e traseira dos veículos.

Além disso, ao contratar o serviço, o cidadão, após observar esses detalhes, pode também solicitar ao motorista a licença de transporte que deve estar afixada no lado direito do pára-brisa do veículo, e a Carteira de Identificação do motorista emitida pela SEMUTTRAN, bem como ao monitor, pois ambos devem possuí-la, e se desejar mais informações sobre o veículo, pode requerê-las na própria Secretaria, através do setor responsável.

Serviço:

Para contratar serviços de transporte particular de alunos ou obter mais informações, acesse: http://www.sjp.pr.gov.br/secretarias/secretaria-educacao/transporte-escolar/

Secretaria de Transportes e Transito –

Departamento de Transportes – 41- 3381-6916/6948.

Rua Dr. Claudino dos Santos, 700.