Na última terça-feira (16), em solenidade realizada no Paço Municipal, São José dos Pinhais recebeu 20 (vinte) veículos para o fortalecimento da Estratégia da Saúde da Família. Os carros foram adquiridos pelo Governo do Estado, totalizando um investimento de R$ 690 mil.

Os automóveis serão utilizados pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS), para a realização de atendimentos domiciliares, como visitas médicas, de enfermagem, acompanhamento de sequelados da Covid-19, pacientes acamados, além da busca ativa para vacinação.

A prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, falou sobre a importância desse olhar do Governo do Estado para o município, principalmente na Estratégia da Saúde da Família. “Sempre defendo a Atenção Primária, então esses carros vêm de encontro ao que buscamos, que é o fortalecimento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e prevenção na saúde da população. Com os veículos, as equipes estarão nas comunidades, cuidando da população e fazendo uma saúde pública de qualidade”.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, destacou que os veículos ampliarão o trabalho já realizado. “Os automóveis vão aproximar o serviço de Saúde da casa das pessoas. Isso é levar, aqui em São José dos Pinhais, os atendimentos até a residência dos cidadãos. É um grande passo e nós estamos ajudando, esse trabalho já é feito e agora ganha um reforço de frota”.

• Antes da entrega, o município de São José dos Pinhais contava com apenas 15 (quinze) veículos para as equipes da Saúde da Família. Agora são mais de 30 (trinta) para esta finalidade, reforçando a frota e fortalecendo o atendimento da população.

“É uma satisfação estar em São José dos Pinhais, junto com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, trazendo vinte veículos para a Secretaria de Saúde do Município. Tenho certeza que os carros serão muito bem utilizados por toda a equipe, assistindo a população com um atendimento de qualidade, para tornar a Saúde cada vez melhor para as pessoas”, disse o deputado estadual Francisco Bührer.

Para o chefe de gabinete do governador Ratinho Junior, Daniel Wesley Vilas Bôas Rocha, as ações tem que ser de forma rápida e concentrada, especialmente nos grandes centros, como São José dos Pinhais. “Esses carros estarão servindo à população. O que podemos viabilizar e trazer para a cidade, fazemos com a maior alegria”, contou.

De acordo com o secretário municipal de Governo, Thiago Bührer, os veículos vão ajudar muito no Programa da Saúde da Família. “Com esses carros, o serviço dos agentes será facilitado. Estaremos ainda mais próximos para ajudar os cidadãos de São José dos Pinhais”, finalizou.

“Já temos as vinte Unidades Básicas de Saúde (UBS) mapeadas para receber os veículos. Ele vai ficar disponível integralmente para elas. Desse total, oito são na Área Rural, inclusive uma delas é a UBS Córrego Fundo, que atende o Castelhanos, a comunidade mais distante da nossa cidade. Então podemos fazer um atendimento de qualidade no momento que a população precisar e que a equipe estiver disponível”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Giuvana Casagrande.

Presenças

Participaram da entrega dos veículos a prefeita Nina Singer; o vice-prefeito Professor Assis; o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto; o deputado estadual, Francisco Bührer; o chefe de gabinete do governador Ratinho Junior, Daniel Wesley Vilas Bôas Rocha; o diretor-geral da Sesa, Nestor Werner Junior; a secretária municipal de Saúde, Giuvana Casagrande; o secretário municipal de Governo, Thiago Bührer; o chefe de gabinete e secretário municipal de Comunicação, Andrei Gondro; o presidente da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, Abilio Alves; o diretor da 2ª Regional de Saúde Metropolitana, José Dalmi Dissenha; o presidente do Conselho Municipal de Saúde de São José dos Pinhais, Robson Jamaica; secretários municipais de São José dos Pinhais, vereadores e demais autoridades.