Subcomissão de Fiscalização do PVT apresenta fechamento de 2018

Publicado em 6 de dezembro de 2018 às 15:13

(Foto: Paulo Szostak e Edison Renato/PMSJP)

O Programa Vida no Trânsito de São José dos Pinhais efetua um trabalho continuo com o intuito de planejar e executar projetos para a diminuição dos altos índices de mortes e lesões graves em acidentes de trânsito.

Dentro da Comissão do Programa Vida no Trânsito existem subcomissões que promovem no Município ações de Engenharia de Tráfego, Fiscalização, Educação, Análise de Dados e Mídia Social (Comunicação). E foi a subcomissão de Fiscalização que promoveu a apresentação dos resultados obtidos no ano de 2018.

O evento ocorreu na Câmara Municipal e reuniu pessoas diretamente envolvidas nas ações do PVT, autoridades e aqueles já fizeram parte do Programa. Na ocasião a subcomissão de Fiscalização mostrou que somente neste ano foram realizadas 10 Blitzes Integradas – que reúnem uma força cooperada entre Guarda Municipal (GM), Polícia Militar (PM), Polícia Rodoviária Federal (PRF), e agentes do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran).

Foram realizadas também 24 blitzes individuais. Os relatórios, segundo prerrogativa do PVT devem ser trimestrais, desta forma a equipe do PVT de São José dos Pinhais fez o fechamento dos números apresentados, até o mês de novembro. Sendo que no primeiro trimestre foram abordadas 605 pessoas, no segundo foram 629, no terceiro mais 569 pessoas e no último trimestre de 2018, descontando o mês de dezembro que ainda não acabou, mais 350, perfazendo um total de 2.153 pessoas abordadas nas ações de blitzes.

De janeiro a novembro foram abordados 1.767 veículos, expedidos 610 Autos de Infração de Trânsito (AIT’s), com 26 encaminhamentos a Delegacia de Polícia, 837 exames bafométricos – que resultaram em 36 AIT’s por dirigir sob influência de álcool.

Ao todo, durante as ações da subcomissão de Fiscalização do PVT, cerca de 248 viaturas (veículos e motocicletas) das diversas forças policiais, participaram, além de um efetivo empregado de 471 pessoas (agentes, policiais e guardas municipais). Nestes termos, houve um consenso geral entre os participantes do evento, de que os resultados são muito positivos e mostra o comprometimento e responsabilidades dos envolvidos.

Na ocasião, o prefeito de São José dos Pinhais – Toninho Fenelon agradeceu a todos os envolvidos no PVT e suas ações e ressaltou a importância da conscientização e mudança de postura de motoristas e pedestres. “Fico feliz com os resultados apresentados, é motivo de orgulho ter profissionais que trabalham tão focados e comprometidos, e sabemos que ainda tem muita coisa a ser feita, e precisamos, enquanto cidadãos, ter o entendimento dos riscos e responsabilidades no trânsito, tanto como motoristas e como pedestres”, finalizou Toninho.

O evento de apresentação dos dados de uma das subcomissões do Programa Vida no Trânsito também serviu para homenagear pessoas que contribuíram direta ou indiretamente com os trabalhos do PVT. As homenagens foram feita por meio de entrega de placas e menções honrosas.

Confira os homenageados:

Placas

Toninho Fenelon – prefeito de São José dos Pinhais

Miguel Ferreira de Paula – secretário municipal de Transportes e Trânsito

Giovani de Souza – secretário municipal de Saúde

Fabiano da Rosa – secretário municipal de Segurança

Renato de Oliveira Ribas Filho – tenente coronel e comandante do 17º BPM

Adriano Marcos Furtado – superintendente regional da PRF

Hugo Rezende, Silvana Ferraz, Josiane Arruda, Fabio de Jesus, Fernanda Fraiz, Luiz Lima e Helena Neto – coordenação de Educação para o Trânsito do município

Menções Honrosas

Anderson Caetano Bissoli – Guarda Municipal