Na manhã desta segunda-feira, na Câmara Municipal de São José dos Pinhais, Gabinete de Gestão Integrada (GGI), subordinado a Secretaria Municipal de Segurança, por meio do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas (COMPED) promoveu a abertura da Semana Municipal de Combate e Prevenção às Drogas 2022.

Dentre os objetivos da Semana estão à troca de informações e experiências exitosas no combate e prevenção às drogas, bem como a discussão, elaboração e aplicação de políticas públicas voltadas ao tema, além de ações pontuais do Poder Público e Sociedade Civil Organizada. A solenidade de abertura da Semana Municipal de Combate e Prevenção às Drogas 2022 reuniu autoridades municipais, dentre elas a prefeita Nina Singer, o vice-prefeito Professor Assis, secretários municipais, presidente da Câmara Municipal, Abílio Alves e vereadores, além de representantes de diversas entidades ligadas ao combate às drogas e prevenção do uso das mesmas.

O COMPED atua constantemente durante todo o ano, porém, durante a programação da Semana os esforços são redobrados, buscando maior efetividade em suas ações, visto que o problema das drogas, afeta não somente o usuário diretamente, mas junto seus familiares, bem como os serviços direcionados ao acolhimento e tratamento desses usuários, e gera impactos na rede do Poder Público, setor de Saúde, economia, a sociedade como um todo.

Formado por nove (09) representantes da Sociedade Civil Organizada, e nove (09) representantes da Administração Pública do município, o Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas (COMPED) foi instituído em 2019 a partir da Lei n.º 3.333/19. De caráter consultivo, deliberativo e fiscalizador, o conselho municipal promove reuniões o ano todo a fim de discutir sobre ações, programas e projetos efetivos na prevenção e combate às drogas no município.

Dentro da estrutura do COMPED existem cinco (05) Comissões Permanentes, constituídas no ano de 2020, sendo elas: Legislação, Normas, Políticas Públicas e Fiscalização; Prevenção, Pesquisa e Redução da Oferta; Tratamento, Reinserção Social e Redução de Danos; e Comissão de Acompanhamento e Controle Social do FUMPED (Fundo Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas).