São José dos Pinhais se destacou como 7º colocado entre os municípios do Brasil, dentro do Índice de Concorrência dos Municípios (ICM).

O referido índice é realizado pela Secretaria de Acompanhamento Econômico (SEAE) do Ministério da Economia, referente ao nível de concorrência entre os municípios, que participam de um questionário com uma média de 600 perguntas técnicas, que envolvem temas como Empreendedorismo, Liberdade Econômica, Regulação Urbanística, Segurança Jurídica, entre outros.

Segundo a SEAE, a concorrência é o processo pelo qual diferentes vendedores buscam conquistar a preferência de diferentes compradores por meio de menores preços e/ou maiores funcionalidade e qualidade do produto ou serviço.

Em regra geral, quanto mais vendedores (competidores) em determinado mercado, maior a concorrência e maior (e melhor) a oferta de produtos e serviços para a sociedade. A concorrência por inovações também pode tanto reduzir custos e, portanto, abrir espaço para maiores reduções de preços como melhorar o produto ou serviço. É através desse processo que a economia de mercado consegue, de forma descentralizada, ou seja, sem requerer a ação de um planejador central, distribuir/alocar os insumos disponíveis da sociedade da forma mais favorável possível ao bem-estar social.

Com o compromisso de realizar uma avaliação holística, representativa e objetiva do ambiente concorrencial a nível municipal, a Edição 2022 do ICM convocou a participar 119 municípios brasileiros de todos os estados e regiões do país. Essa segunda edição se destinou às capitais das unidades federativas, aos municípios que detinham, até abril de 2022, mais de 250 mil habitantes, e aos municípios que se voluntariaram para participar da Fase Piloto do Índice 3.

A região Sul foi representada por 18 cidades, onde, ao todo essas cidades abrigam 32% da população da região. Isto significa que São José dos Pinhais investe no fomento de instalação de novas empresas de diversos segmentos, e que a administração pública possui estrutura para tanto, além do respeito às empresas.

A SEAE ressalta que mais importante que comparar um município com o outro, é proporcionar uma ferramenta de diagnóstico e identificação de boas práticas pelo país, neste caso o ICM. Inclusive, a única comparação justa, resultante do Índice, será a do próprio município consigo mesmo ao longo do tempo.

A operacionalização da Edição 2022 do ICM foi dividida em três momentos:

  • Preenchimento dos formulários pelos municípios,
  • Revisão das respostas por entidades representativas do setor produtivo,
  • Revisão técnica pelo Ministério da Economia.
PARA BAIXAR FOTOS NA GALERIA DA MATÉRIA
Ativo 1
Pelo computador:

clique com o botão direito do mouse em cima da foto e selecione a opção "ver imagem" - com o botão direito do mouse você poderá salvar a foto.

Ativo 3
Pelo celular:

pressione o dedo sobre a foto e selecione a opção desejada.