A Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais recebeu a visita do Conselho Regional de Farmácia (CRF-PR), que contou com a presença da presidente Dra.  Miriam Fiorentino e sua equipe, onde foram recepcionados pela secretária municipal – Debora Chemin e equipe. No começo da gestão em 2017 foi feito um plano de ação para o desenvolvimento de Assistência Farmacêutica dentro do município.

No município eram duas farmácias e hoje são nove  farmácias regularizadas no Conselho, de forma descentralizadas.  O CRF-PR considerou  São José dos Pinhais como um dos município que se destacou nesse processo de ampliação da assistência farmacêutica.

Os representantes do Conselho visitaram também a Unidade de Saúde Veneza, o Hospital e Maternidade São José dos Pinhais e Farmácia Especial, onde nesta todos os meses duzentos pacientes a mais são atendidos. Como destaque vem o papel do farmacêutico na Atenção Primária, com um trabalho que é realizado diretamente com os médicos, por exemplo, como fazer a prescrição no SUS e quais os medicamentos padronizados pelo mesmo.

Recentemente foi realizada uma grande ação junto aos pacientes que dependem de insulina, explicando novamente a forma correta do uso da medicação. Para Scheila Maria Takayasu, chefe da Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde, “é uma satisfação servir de exemplo para outros municípios”.

PARA BAIXAR FOTOS NA GALERIA DA MATÉRIA
Ativo 1
Pelo computador:

clique com o botão direito do mouse em cima da foto e selecione a opção "ver imagem" - com o botão direito do mouse você poderá salvar a foto.

Ativo 3
Pelo celular:

pressione o dedo sobre a foto e selecione a opção desejada.