A Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais recebeu a visita do Conselho Regional de Farmácia (CRF-PR), que contou com a presença da presidente Dra.  Miriam Fiorentino e sua equipe, onde foram recepcionados pela secretária municipal – Debora Chemin e equipe. No começo da gestão em 2017 foi feito um plano de ação para o desenvolvimento de Assistência Farmacêutica dentro do município.

No município eram duas farmácias e hoje são nove  farmácias regularizadas no Conselho, de forma descentralizadas.  O CRF-PR considerou  São José dos Pinhais como um dos município que se destacou nesse processo de ampliação da assistência farmacêutica.

Os representantes do Conselho visitaram também a Unidade de Saúde Veneza, o Hospital e Maternidade São José dos Pinhais e Farmácia Especial, onde nesta todos os meses duzentos pacientes a mais são atendidos. Como destaque vem o papel do farmacêutico na Atenção Primária, com um trabalho que é realizado diretamente com os médicos, por exemplo, como fazer a prescrição no SUS e quais os medicamentos padronizados pelo mesmo.

Recentemente foi realizada uma grande ação junto aos pacientes que dependem de insulina, explicando novamente a forma correta do uso da medicação. Para Scheila Maria Takayasu, chefe da Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde, “é uma satisfação servir de exemplo para outros municípios”.