O Núcleo Regional de Educação da Área Sul (SEED) informa que acontece a partir de hoje (08), segunda-feira, até 10 de dezembro a aplicação do SAEB 2021 (Sistema de Avaliação da Educação Básica), um conjunto de testes que têm o objetivo de realizar um diagnóstico da educação básica brasileira, incluindo escolas públicas e privadas.

Na rede estadual de ensino do Paraná, participarão das provas os estudantes do 9º ano do ensino fundamental (com questões de Língua Portuguesa e Matemática para todos e de Ciências da Natureza e Ciências Humanas para uma amostra deles) e dos 3º e 4º anos do ensino médio (com questões de Língua Portuguesa e Matemática), onde os alunos de São José dos Pinhais também serão contemplados.

Além dos testes realizados pelos estudantes, o SAEB contempla também questionários que devem ser respondidos por secretários municipais de Educação, diretores de escolas, professores e estudantes. Os resultados preliminares do SAEB 2021 serão disponibilizados posteriormente no Portal do INEP.

SAEB — Realizado a cada dois anos desde 1990, o SAEB é um conjunto de avaliações que permite ao INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) identificar os níveis de aprendizagem dos estudantes avaliados e os fatores que podem interferir no seu desempenho. Os testes e questionários são aplicados em todo o Brasil, na rede pública de ensino e em uma amostra da rede privada.