Logo

Portal da Prefeitura


Sictur: Rota cicloturística poderá ser implantada em SJP no próximo ano

Publicado em 19 de dezembro de 2018 às 12:36

(fotos: divulgação / PMSJP)

 

Secretaria pretende desenvolver no município uma rota cicloturística interligando os principais pontos turísticos rurais semelhante ao ‘Circuito Vale Europeu de Cicloturismo’ em funcionamento na cidade de Timbó em SC. Primeira Visita técnica à cidade já foi realizada por parte da equipe da Sictur.

 

Funcionários da secretaria municipal de Indústria, Comércio e Turismo – Sictur, de São José dos Pinhais, com o secretário da pasta Giam Celli, realizaram neste fim de ano visita técnica à cidade de Timbó (SC) para conhecer o funcionamento do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí, responsável pelo ‘Circuito Vale Europeu de Cicloturismo’ que funciona na região há dezoito anos tornando-se referência da modalidade no Brasil.

Durante a visita os funcionários e o secretário da Sictur, puderam conhecer trechos do roteiro e detalhes do circuito cicloturístico como as placas de sinalização, parcerias entre os empreendimentos locais além das facilidades para os ciclistas (banheiros, pontos de calibragem, paradas de descanso, hospedagem).

“O intuito desta visita é aprendermos um pouco sobre um roteiro que já está consolidado para tirarmos ideias e aplicar  em nossa região”, comentou o secretário. Segundo Giam, “Queremos no próximo ano, começar a implantar o ciclo turismo em São José dos Pinhais, ligando todos os nossos Roteiros Rurais, chamando mais turistas para conhecer nossa cidade e incentivando os moradores a ver o turismo como um benefício para seus empreendimentos”.

Futuramente, este circuito pode ser ligado ao de Curitiba, bem como, com as demais regiões metropolitanas e até mesmo com outras rotas cicloturíticas existentes no Brasil promovendo entre as cidades mais opções de lazer estimulando o comércio além de incentivar, cada vez mais, a prática da modalidade.