13/11/2014

Sictur e Senac formam organizadores de eventos e sommeliers

Turma de sommelier e a equipe da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Foto: Chrystian Oliva/PMSJP)

Através da iniciativa da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur) de São José dos Pinhais, em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), nesta semana aconteceu a formatura dos alunos da turma Organizadores de Eventos e Sommeliers. Com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que ministrou os cursos, as turmas foram formadas com o intuito de fomentar o crescimento do turismo na cidade e buscar a melhoria dos serviços oferecidos na região e a qualificação profissional.

No último sábado (8) aconteceu à formatura dos 13 alunos que participaram do curso de Organização de Eventos, que deve carga horária de 200 horas. Esta formatura foi realizada no empreendimento Delicias de Espanã, na Colônia Murici. “Trabalhamos para oferecer capacitações na área turística que são muito importantes para que o desenvolvimento econômico e fortalecimento do trade turístico em nosso município. Temos a grata satisfação de vermos que essas ações são bem aceitas pelos empreendedores desse segmento”, comenta Didio Chupel, diretor da Sictur. Na ocasião estavam presentes o professor do Senac, Norton e o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Giam Celli.

Na noite de quarta-feira (12) foi a vez da formatura para a turma de Sommelier, que é um profissional especializado em conhecer vinhos ou outros tipos de bebidas. Dentre as funções desse profissional cabe a compra, armazenamento e rotação de adegas e elaboração de cartas de vinhos. Ao todo 20 novos sommeliers se formaram no encontro que aconteceu no empreendimento Vinhos Dom Gabriel na Colônia Mergulhão. Este curso, também com 200 horas, contemplou em sua grade temas como harmonização, enologia, tipos de uvas, preparo e produção dos vinhos, gastronomia, entre outros.

“O curso de sommelier veio somar positivamente aos empreendimentos do Caminho do Vinho, trazendo mais qualidade ao atendimento e aos produtos, fortalecendo assim o turismo da região”, afirmou Giam Celli, que aproveitou a ocasião para agradecer aos alunos participantes, e as parcerias entre a Sictur, Pronatec e Senac, e a toda a equipe da secretaria, e finalizou destacando que os cursos, tanto de organização de eventos quanto de sommelier, foram ofertados gratuitamente.

Delícias España__DSC0480Y (1)
Equipe da Sictur com o professor Norton do Senac na formatura da turma de organização de eventos. (Foto: Divulgação/PMSJP)
Delícias España__DSC0485 Y
Equipe da Sictur e a turma de organização de eventos. (Foto: Divulgação/PMSJP)