Setrab entrega mais de 250 certificados de Qualificação Profissional

Publicado em 14 de dezembro de 2016 às 16:11

Nos últimos quatro anos a Setrab atendeu mais de 4,6 mil pessoas em 205 turmas (Foto: Divulgação/PMSJP)

Na noite dessa terça-feira (13) na Central de Treinamento da Prefeitura de São José dos Pinhais, a Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Setrab) realizou solenidade para a entrega de 255 certificados de Qualificação Profissional e Capacitação para o Trabalho.

Os cursos são coordenados por meio do Departamento de Qualificação Profissional com parcerias de empresas executoras junto à parte prática, com o objetivo de qualificar o cidadão do Município, no intuito de contribuir para sua colocação ou recolocação no mercado de trabalho. Na ocasião foram certificados os participantes de 14 turmas, divididos em 10 cursos diferentes.

Nos últimos quatro anos a Setrab atendeu mais de 4,6 mil pessoas em 205 turmas nos cursos de Operador de Processo de Produção; Soldador; Fundamentos da Logística; Logística Moderna; Inspetor de Qualidade; Programador e Controlador de Processos da Produção; Operador de Empilhadeira; Inspetor de Logística; Docinhos e Salgadinhos; Preparo de Pizzas; Ovos de Páscoa; Cuidador de Idosos; Doces Espelhados e Glaceados, Corte e Costura, e Doces para Confeitaria.

O secretário da Setrab, Miguel de Paula, agradeceu a equipe da pasta pelo trabalho executado, e parabenizou os participantes pela iniciativa da qualificação profissional. Miguel comentou ainda das importantes ações de descentralização dos cursos ofertados que possibilitou beneficiar mais pessoas dos bairros Guatupê; Borda do Campo; Afonso Pena; Quississana; Jardim Carmen, Parque da Fonte e Contenda. Para finalizar, o secretário agradeceu as parcerias com as empresas que apoiam os cursos de Qualificação Profissional e Capacitação para o Trabalho, sendo a TQI; Rotas e Rumos; M2 Treinamentos; Potencial; Moriá, Exata e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

A Setrab por meio dessas parcerias, em especial com o Senac, promoveu a vinda de carretas itinerantes de qualificação profissional, o que permitiu a otimização de cursos e população atendida. Dentre essas, a Carreta Tigre, com cursos de hidráulica que capacitou duas turmas; Porteiro e Vigia do – Programa Senac Gratuidade (PSG); bem como a de Recepcionista também do PSG; Carreta Senac Informática com o curso operador de computador; e a Carreta Senac Pães e Confeitos com o curso de Confeiteiro, Pizzaiolo e Confeitaria Fina.

Presente na solenidade, o vice-prefeito e prefeito eleito Toninho da Farmácia, representantes das empresas M2 Treinamentos e Potencial, Rodrigo de Lima do Senac, os vereadores eleitos Elcio do Bolinho e Fatima de Paula. Da Setrab, Cássia Ramos – Diretora de Qualificação e Fomento; Silmara Claudino – Gerente da Agência do Trabalhador de São José dos Pinhais; Vilson Marques – Coordenador da Intermediação de mão de obra, Ana Maria Ferreira – Coordenadora de Qualificação Profissional, e as responsáveis pelo Apoio Técnico, Kelly Ferreira e Juliana Canassa, além de familiares dos participantes certificados.

(Foto: Divulgação/PMSJP)