16/03/2016

Servidores da Saúde palestram no 1º Encontro das Mulheres Trabalhadoras Rurais

(Foto: Divulgação/Sems)

Na terça-feira (15) a Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais palestrou no 1º Encontro de Mulheres Trabalhadoras Rurais, organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). O evento aconteceu no salão de festas da Igreja Malhada, com a participação de aproximadamente 200 mulheres e na abertura a secretária de Agricultura e Abastecimento, Daniella Setim, deu as boas vindas aos convidados.

Ainda considerando o Dia Internacional da Mulher, o Departamento de Atenção Primária e Especializada à Saúde (DAPES), através do programa da Saúde da Mulher, intensifica as ações voltadas ao tema durante o mês. A enfermeira Ingrid Beate Jonk Empke, coordenadora do Programa, palestrou sobre os cuidados diários, mas pela característica de trabalho das mulheres presentes, focou nos assuntos: câncer de pele e a necessidade de uso do protetor solar, câncer bucal e suas principais causas, e a hantavirose, transmitida principalmente por roedores.

As mulheres que compareceram são da comunidade do Bairro Malhada, usuárias da Unidade Básica de Saúde (UBS) Malhada e trabalhadoras rurais filiadas ao STR. Elas aproveitaram o dia com palestras sobre o tema principal de Valorização da Mulher na Agricultura, dinâmicas, sorteios, desfrutaram de almoço e lanche.

Para homenageá-las compareceram ao evento os vereadores Nina Singer, Mari Temperasso, Alberto Setnarsky, representantes do Sindicato Rural, Cooperativa Copasol, Cooperativa Clac, Sicred e Acavim (Associação Caminho do Vinho); além do presidente do STR, Afonso Rendak, representantes da Igreja da Malhada e a diretora das Mulheres da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado Paraná (Fetaep), Maria Marucha Vethorazzi.

RÁDIO PREFEITURA

encontro_mulheres_rurais_carla_beatriz_007
Homenagens no 1º Encontro de Mulheres Trabalhadoras Rurais em São José dos Pinhais (Foto: Divulgação/Sems)

.