Servidoras da saúde doam seus cabelos para mulheres vítimas de câncer

Publicado em 27 de outubro de 2015 às 14:16

(Foto: Divulgação/PMSJP)

Em um gesto de muito amor, servidoras da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Ipê deixaram seus cabelos crescerem, por mais de um ano, para, no último sábado (24), cortarem e doarem para mulheres com câncer por meio da Organização Não Governamental (ONG) Cabelo Amigo, esta realiza a confecção e distribuição de perucas para mulheres com câncer. A ação faz parte de uma série de ações realizadas ao longo desse mês pela Prefeitura de São José dos Pinhais em alusão ao Outubro Rosa – campanha nacional de conscientização e alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Para a coordenação da UBS Ipê, que faz parte da Estratégia em Saúde da Família e atende uma população de aproximadamente 17 mil são-joseenses, eventos similares acontecem todos os anos e tem referência na atenção a prevenção e detecção do câncer de mama e de colo uterino. Ao longo do último sábado profissionais de saúde fizeram exames ginecológicos e coletas do preventivo de câncer uterino, oficinas educativas, apresentação teatral com a temática relacionada a Saúde da Mulher e exames das mamas, além da distribuição de guloseimas para as pacientes e o apoio de profissionais de outras categorias. Na ação na UBS Ipê, servidores homens se vestiram de mulher em um gesto de solidariedade e apoio com as mulheres acometidas pelo câncer da mama. Entre os presentes estavam o vice-prefeito de São José dos Pinhais, Toninho da Farmácia, e a diretora do Departamento de Atenção Primária, Débora Chemim.

Em evento alusivo ao Outubro Rosa realizado no Hospital e Maternidade São José dos Pinhais (HMSJP), o secretário municipal de Saúde, Brasilio Vicente de Castro Filho, lembrou que os exames de prevenção existem e estão à disposição para todos os são-joseenses, mas infelizmente a procura não é condizente com o número de casos que temos no Município. “Quando há um diagnóstico precoce, a cura é quase de 100% dos casos”, destacou.

Em outro evento, este realizado pela Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos, em uma ação que orientou os servidores do Paço Municipal sobre a importância da prevenção no combate ao câncer da mama, a diretora geral da Secretaria de Saúde, Alessandra Aguilera, destacou a importância da prevenção. “A intenção do Outubro Rosa é chamar a atenção da sociedade para o cuidado com a mulher. Hoje elas possuem tantas preocupações e tem cada vez menos tempo para pensar em si. É isto que queremos mudar, conscientizar cada vez mais o público feminino da importância de se prevenir”.

Para o prefeito de São José dos Pinhais, Luiz Carlos Setim, investir na saúde é uma das prioridades da sua Administração, mas a prevenção ainda é a maneira mais eficaz de se investir na saúde. “Em nossa vida, sempre lembramos de investir em nosso patrimônio, na nossa casa ou no bem estar, mas esquecemos da nossa saúde. São ações simples do nosso cotidiano que podem resultar, além de uma vida mais saudável e feliz, em uma economia financeira. Portanto, ações como essas alusivas ao Outubro Rosa são fundamentais para conscientizar as pessoas em que prevenir é o melhor remédio!”.

MAIS FOTOS

Alguns eventos realizados pela Prefeitura em alusão ao Outubro Rosa

Movimento em prol do Outubro Rosa movimenta o Paço Municipal

Unidades Básicas trabalharam sábado em prol do Outubro Rosa