24/01/2019

Serviço Funerário Municipal divulga relatório anual 2018

(Texto e foto: Alexandre Torres Jr / Prefeitura SJP)

A Divisão de Serviço Funerário da Secretaria de Meio Ambiente de São José dos Pinhais, divulgou nesta semana relatório anual dos atendimentos realizados no município durante 2018. Responsável por todos os procedimentos funerários ocorridos na cidade o serviço da Prefeitura funciona 24h por dia sendo o único órgão que realiza liberação do corpo para sepultamento no município.

No Serviço Funerário a população encontra informações e orientações sobre os procedimentos necessários em caso de falecimento, documentação necessária para liberação do corpo no Instituto Médico Legal (IML), procedimentos para obter a certidão de óbito além de documentos obrigatórios para translado e também para abertura de jazigos nos cemitérios municipais.

De acordo com o relatório em 2018 foram feitos 597 sepultamentos em cemitérios municipais, 2501 sepultamentos em cemitérios particulares, 191 crematórios realizados além de 116 registros de sepultamentos em cemitérios da comunidade. O relatório da Divisão de Serviço Funerário também informou que foram feitas 20 regularizações de concessões nos cemitérios da cidade, emitidos 177 documentos de 2ª via e que 1561 lotes de cemitérios foram recadastrados.

Ainda, segundo o relatório, em 2018 as capelas mortuárias do município atenderam no total 477 famílias. A capela ‘Natalina Berti’, que fica entre as Ruas Voluntários da Pátria e Mendes Leitão registrou, no ano passado, 398 velórios, a capela ‘Jardim Ypê’, localizada na Rua Honorato da Silveira, nº 311, apresentou 35 registros de utilização, a capela ‘Borda do Campo’ foi utilizada 44 vezes e as solicitações de atendimentos gratuitos somaram, ano passado,  118 pedidos.

O Serviço Funerário da Secretaria de Meio Ambiente fica na Rua Ângelo Zen, 55, Centro, e dúvidas podem ser esclarecidas nos telefones: (41) 3382-1271 e (41) 3398-1299.