Logo

Portal da Prefeitura


Serviço Funerário de São José dos Pinhais é referência para outros municípios

Publicado em 6 de dezembro de 2017 às 16:25

(Foto: Paulo Szostak/PMSJP)

O Serviço Funerário Municipal, realizado pela Prefeitura de São José dos Pinhais, através da Secretaria de Meio Ambiente, é referência para outros municípios em administração e atendimento à população – prova disso é que nesta semana representantes da Prefeitura de Florianópolis, capital de Santa Catarina, passaram dois dias na cidade para conhecer como o serviço é desenvolvido.

A comitiva, formada pelo secretário municipal de Meio ambiente  Planejamento e Desenvolvimento Urbano, João Luís Cobalchinni,  o chefe de Divisão de Cemitérios de Florianópolis Alexandre Magno de Jesus  e a servidora Lara Martins, esteve com o prefeito Toninho Fenelon e com o secretário de Meio Ambiente de São José dos Pinhais, Áriston Ghidin. “Eles nos procuraram por entender que São José dos Pinhais está realizando um serviço de excelência, principalmente no trato com o cidadão, e no atendimento centralizado – já que hoje quem procura o serviço obtém todas as informações e documentos necessários em um único lugar. Eles mencionaram que em seu município o cidadão precisa tramitar em alguns lugares, por isso estavam em busca de um modelo eficiente, que encontraram aqui”, comentou Áriston.

De acordo com o chefe da divisão de Serviço Funerário, Francisco de Oliveira, a comitiva de Florianópolis conheceu o sistema de processamento, arquivo, a parceria com o Juizado Criminal Especial com a qual foi possível revitalizar cemitérios com apenados, mas foi o atendimento que mais chamou atenção. “Eles estão em busca de um melhor no atendimento ao cidadão, por isso chamou a atenção deles o nosso serviço de acolhimento. Sabemos o quanto é difícil as pessoas neste momento saberem o que é preciso fazer e como fazer, por isso ao chegarem no Serviço Funerário Municipal são acolhidas com dignidade e recebem todas as informações e guias de maneira a saber o que deverão fazer, desde o mais simples morador de rua ao usuário de serviço particular”, destacou Francisco.

“Fomos muito bem recebidos pelo prefeito Toninho e sua equipe, e esse encontro foi muito importante para conhecermos o sistema e aplicar esse conhecimento na melhoria da nossa forma de trabalhar em Florianópolis. Este intercâmbio entre as cidades é enriquecedor, uma vez que compartilhamos experiências e isso reflete diretamente na melhoria dos serviços públicos e no atendimento ao cidadão”, disse João Luís Cobalchinni.

Foto: Silvio Ramos/PMSJP

Foto: Silvio Ramos/PMSJP

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Matéria Relacionada:

Serviço Funerário é responsável pelo controle de óbitos em SJP

 

 

 

3382-1271