Regulamentado em São José dos Pinhais através do Decreto Municipal nº 3.448, de 14 de junho de 2019, o Serviço de Táxi Executivo que visa atender especialmente no município clientes corporativos e de multinacionais que optam pelo deslocamento em veículo não caracterizado completou um mês de funcionamento na cidade. Em dezembro de 2019, o decreto passou a vigorar com uma nova redação que acrescentou novos dispositivos em relação ao serviço.

Sujeito às mesmas normas que regem o serviço de táxi convencional, o exercício da atividade de táxi executivo contém especificações como capacidade mínima do porta-malas de 450 litros disponíveis, ter no mínimo 4 (quatro) portas laterais, sistema de comunicação e telefonia móvel, ar-condicionado, meio eletrônico para pagamento (cartão de crédito e débito) e o sistema de rastreamento são exemplos das especificações contidas no decreto.

A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Semuttran) da Prefeitura de São José dos Pinhais, realizou até o momento dois chamamentos públicos aos interessados ainda no início de 2020. Dos 396 veículos que formam a frota de táxis da cidade, 74 condutores participaram do processo de classificação para obter a licença executiva, mas por causa da pandemia provocada pelo novo coronavírus (covid-19) nove estão autorizados a operar após apresentarem a documentação necessária à Semuttran.

Além das especificações do veículo, que também deve ser da cor preta ou branca sem caracterização, o condutor que irá prestar o serviço executivo deve comprovar capacitação escrita e oral em língua estrangeira que será verificada por técnicos designados pelo município.

Baixe os arquivos e confira na íntegra a regulamentação do serviço através dos decretos municipais e alterações que estão em vigência.

(Por Alexandre Torres Jr / Foto: Paulo Szostak / Prefeitura SJP)