(Foto: Silvio Ramos/PMSJP)

A Secretaria de Transportes e Trânsito (Semuttran ) de São José dos Pinhais, por meio do Departamento de Transportes realizou na última semana, alterações nos horários de ônibus da linha Afonso Pena/Terminal Central/Terminal Afonso Pena.

Foram promovidas alterações nos horários, tanto dos dias úteis quanto nos finais de semana e feriados, a fim de reduzir os atrasos constantes que a linha vem apresentando. “Hoje temos uma dificuldade muito grande com esse itinerário, que além de ser o principal em volume de viagens e de passageiros, tem como rota a Avenida Rui Barbosa, com trafego intenso e constantes interrupções por diversos motivos. Muitas vezes esse atraso, ao final do dia chega a somar 1h ou mais até, o que evidentemente desagrada e prejudica a população”, explicou o secretário da Semuttran, Miguel de Paula.

A linha Afonso Pena com saídas dos Terminais Central e Afonso Pena realiza diariamente 267 viagens entre os dois terminais, transportando nove mil passageiros por dia. Esses números demonstram a preocupação que se tem com essa linha. A Semuttran através do Departamento de Transportes realiza ainda outros estudos para reduzir o tempo de viagem entre os dois terminais. “Estamos trabalhando para tentar reduzir o tempo de viagem desse trajeto, vislumbrando até uma linha direta, terminal a terminal, promovendo agilidade no itinerário, principalmente no trajeto de retorno do centro ao bairro”, explicou o diretor de Transportes, Eduardo Azevedo.

As alterações promovidas pelo Departamento de Transportes reduziram os tempos de saída das viagens nos horários de maior volume de passageiros. A nova tabela traz alterações de redução de minutos nos principais horários, onde para isso também foram feitas alterações nos períodos de menor fluxo, nas primeiras horas da manhã, entre as 4h40 até as 06h, e a noite, entre 21h até as 23h45, horário da última viagem.

Outra iniciativa do Departamento de Trasnportes da Semuttran é com relação à instalação da Central do Cartão Vem em um novo endereço, que a partir do final de junho passará a atender nas dependências do Terminal Central, oferecendo acesso imediato aos usuários do Sistema Urbano de Transporte, além de atendimentos preferenciais aos idosos, gestantes, portadores de necessidades especiais, estudantes e público em geral.

Além disso, o Departamento de Transportes pretende fechar o primeiro semestre da gestão do prefeito Toninho Fenelon / Thiago Bührer com outras novidades, como a criação e implantação do Conselho Municipal de Transportes, cujo projeto se encontra no Legislativo para aprovação, e o lançamento do Cartão Eventual, que irá oferecer possibilidade de acesso ao sistema de transporte público do município, com a compra de uma ou até duas passagens, além do valor do cartão, que terá reembolso na devolução.

“O itinerário Terminal Central/Terminal Afonso Pena é o principal em volume de viagens e de passageiros” – comentou o secretário da Semuttran, Miguel de Paula (Foto: Divulgação/Semuttran – PMSJP)