São José dos Pinhais iniciou junto ao Departamento de Trânsito do Paraná (DETRAN PR), as tratativas para implantação do Projeto Detranzinho no município.

O Detranzinho é um dos projetos mais importantes do Departamento de Trânsito do Paraná, o qual é uma minicidade que possibilita noções reais de vivência de situações no trânsito às crianças, fazendo com que aprendam direitos e deveres nas vias. Lançado inicialmente em Curitiba, o projeto pode ser replicado também em outras cidades.

A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Urbanismo, Transportes e Trânsito (SEMUTT), está pleiteando junto ao Estado que o projeto se torne uma realidade também no município, uma vez que existe legislação municipal (Lei n.º 1.800/2011 e Lei n.º 4.081/2022), onde insere o trânsito como tema em salas de aula na Pré Escola e Ensino Fundamental 1º ao 5º ano.

De acordo com o secretário da SEMUTT – Lucas Pigatto, o projeto é um investimento valioso, “já fizemos a solicitação oficial ao Estado para implantação do projeto, a nossa equipe de Educação para o Trânsito já iniciou as diligências, ou seja, estamos trabalhando para trazer o projeto do Detranzinho para o município, por entender que investir na educação para o trânsito, é oportunizar que os estudantes coloquem em prática os conteúdos que discutem em sala de aula, é possibilitar o desempenho dos diversos papéis que exercem no trânsito (pedestre, ciclista, passageiro), vivenciando tudo isso num ambiente seguro e projetado para eles”, comentou Lucas.