Nesta segunda-feira (02) a Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Urbanismo, Transportes e Trânsito (SEMUTT) oficializa o início das ações do Poder Público relacionadas à Campanha Mundial Maio Amarelo, durante todo este mês.

Este é um movimento internacional de conscientização para a redução de sinistros no trânsito, que foi decretado em maio de 2011, pela Organização das Nações Unidas (ONU), como “Década de Ação para Segurança no Trânsito”, e o mês de maio, atualmente, é uma referência mundial para balanço das ações, realizadas, que reduzam os acidentes e mortes no sistema viário.

Durante a abertura das ações do Maio Amarelo em São José dos Pinhais, que reuniu secretários municipais, vereadores, representantes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, servidores e profissionais da Saúde, bem como alunos da rede pública municipal de ensino, a equipe da SEMUTT do Programa Municipal Vida no Trânsito apresentou o Projeto Educa Trânsito, além dos dados referentes aos sinistros de trânsito do ano de 2021. Na ocasião, a fim de ilustrar ainda mais a importância da conduta correta no trânsito e a prevenção de acidentes, foi feita uma simulação de acidente com atendimento de vítimas.

O Maio Amarelo 2022, com o tema “Juntos Salvamos Vidas” destaca o poder de cada cidadão no cuidado com a vida em trânsito, agrupando todos os agentes que compõem o cenário viário do município: motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas.

Na ocasião o secretário da SEMUTT – Lucas Pigatto destacou a importância das ações de conscientização para a mudança de postura e conduta no trânsito. “Somos todos protagonistas no trânsito, precisamos saber como nos comportar nele para a preservação da vida, ao Poder Público cabe ações continuadas de conscientização e prevenção, que são reforçadas ainda mais neste período que é o Maio Amarelo”, finalizou o secretário.

Presente também na solenidade, o secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (SETRAB) – Luiz Gustavo S. Mello, secretário de Segurança – GM Jefferson de Souza, secretário de Comunicação – Leo Chagas, representando o secretário de Administração e Recursos Humanos – Luiz Keppen – o diretor de Administração – Leandro Quevedo, o diretor de Trânsito – Eduardo Umbria, o presidente da Câmara Municipal – vereador Abilio Alves, o presidente da OAB-SJP – Fabiano da Rosa, Capitão Delalíbera e 1º Ten. Conrado da 1ª Cia-BPM, o comandante do 17º Batalhão da Polícia Militar do Paraná – Cel. Puchet, o Ten. Cel. Guimarães – comandante do 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros, além dos vereadores Dr. Michel – presidente da Comissão de Segurança e Trânsito da Câmara, Silvio Mecânico, Samuel Pinheiro, Allax Siqueira, Sinésio Januário e Denilson Grilo.