SEMEL realiza homenagem ao Dia do Idoso

Publicado em 11 de outubro de 2017 às 17:17

(Fotos: Paulo Szostak/PMSJP)

Em homenagem ao Dia do Idoso, comemorado no dia 1º de outubro, a Secretaria de Esporte e Lazer de São José dos Pinhais através do Programa Maturidade Ativa (PMA) realizou, na manhã desta quarta-feira (11), um café para os integrantes que participam das ações efetivadas através de grupos de exercício e convivência. Ao todo, são quatro grupos da terceira idade que, juntos, somam mais de 240 idosos, sendo um no Ginásio Ney Braga, um no Afonso Pena, um na Contenda e um no Malhada; além de 36 participantes do Programa Esporte e Lazer da Cidade, o PELC — programa desenvolvido pelo Governo Federal no Ginásio Max Rosenmann.

“É um momento de lazer. E é dever da administração pública promover momentos como esse, porque é diretamente ligada a saúde física e a saúde mental. Com o envelhecimento da nossa população, se torna mais necessário tais ações e cabe a administração do Município desenvolver políticas públicas que venham ajudar a melhorar a qualidade de vida dos idosos, que já  fizeram e contribuíram muito com São José dos Pinhais. Esses eventos ajudam a contribuir para um envelhecimento saudável”, afirma o prefeito, Toninho Fenelon.

“Quem pratica exercício físico e tem uma alimentação saudável com certeza tem uma qualidade de vida melhor. É importante as atividades desenvolvidas nos grupos de maturidade ativa porque isso representa um noite de sono tranquila, relaxada; entre outros benefícios”, disse o secretário de Esporte e Lazer, Alessandro Hendler.

De acordo com Mônica Carvalho, coordenadora do PMA, as atividades realizadas cumprem o que está no estatuto do idoso. “Além de ser uma prática saudável fisicamente, emocionalmente e psicologicamente, também é um momento de socialização. Muitos desses idosos ficavam em casa, sozinhos, sem ter com quem conversar e a qualidade de vida melhorou depois que começaram a participar, como a diminuição de remédios e até mesmo sair da depressão”, conta ela. “Eu gosto do que faço. Tem que ter paciência, mas é  gratificante saber que fazemos algo de bom para essa população”, acrescenta.

Estiveram presentes no evento o secretário de Viação e Obras Públicas e vice-prefeito de São José dos Pinhais, Thiago Bührer; o deputado estadual, Francisco Bührer; uma equipe da Secretaria de Saúde alertando sobre cuidados em relação a dengue e servidores da Secretaria de Esporte e Lazer, que ajudaram na organização do evento.