Comemorada anualmente em todo o mundo, a Semana do Meio Ambiente foi celebrada em São José dos Pinhais com antecedência em 2021. Com uma série de ações que visam promover a conscientização em relação a questões ambientais, a iniciativa é promovida pela Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e aconteceu nos dias 27, 28 e 29 de abril.

Entre as ações que foram realizadas, destaca-se o evento de recolha de resíduos no formato drive-thru, que ocorreu no Bosque da Usina da Música. Foram recolhidas toneladas de materiais como papel; plástico; metal; vidro; eletroeletrônicos; óleo de cozinha usado, pilhas e baterias, que foram destinadas a cooperativas de catadores do município.

Para o secretário Wagner Zaclikevis, a Semana do Meio Ambiente vem como um reforço às ações que já são realizadas pela Secretaria ao longo de todo ano e surge como uma oportunidade de impactar mais pessoas sobre a importância de dar um destino adequado aos seus resíduos.