Semana de Bandas e Fanfarras vai até sábado

Publicado em 14 de agosto de 2014 às 19:36

(Fotos: Ary Portugal/PMSJP)

A Secretaria de Cultura de São José dos Pinhais, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realiza neste sábado (16), no Ginásio Max Rosenmann, Afonso Pena, o 1º Festival de Fanfarras Municipais e Bandas Marciais de São José dos Pinhais. O evento contemplará a participação das corporações independentes e escolares do município que promovem musicalização por meio de fanfarras. Além disto, será realizado o concerto de aniversário em alusão aos 23 anos da Banda Marcial de São José dos Pinhais.

O objetivo do festival é estimular a criação de Bandas Marciais e fanfarras no município, promover o intercâmbio entre os integrantes, mediante masterclass de percussão, incentivando o aprimoramento de métodos e técnicas das corporações musicais. Além disso, contribuir para o desenvolvimento do pensamento cívico, o espírito do grupo e autodisciplina, necessário à formação integral do cidadão.

No Festival irão se apresentar nove fanfarras das seguintes escolas municipais: Professora Elvira Pilotto Carrano; Eugênia da Cruz Santos Talamini; Professora Ezaltina Camargo Meiga; Martim Afonso de Souza; Narciso Mendes; Olavo Bilac; e Risi Machado Marchesini. Soma-se a elas a Banda da Escola Chico Mendes e a Associação Cultural Meninos da Harmonia.

Com a realização deste evento, a Secretaria de Cultura pretende estimular, promover a integração e incentivar as fanfarras e bandas marciais de São José dos Pinhais, bem como valorizar os jovens que participam deste segmento artístico e fomentar esta vertente musical dentro de São José dos Pinhais.

Segundo o secretário de Cultura, Amarildo Rosa, a parceria com a Secretaria de Educação é primordial para realizar o Festival. “Para este evento foi fundamental a parceria com a Educação, que reativou as fanfarras nas escolas do município, fazendo um curso de capacitação de Instrutores de Fanfarras para voluntários”, declara.

Atualmente a Secretaria de Educação conta com um total de 12 fanfarras, sendo que destas, sete irão se apresentar no Festival e as outras cinco estão iniciando os trabalhos no segundo semestre para participar dos próximos eventos. A fanfarra proporciona aos educandos as primeiras noções do contexto musical e tem importante função junto à comunidade escolar ao proporcionar o senso de cooperação, o respeito e a disciplina. A realização do evento atende a proposição dos vereador Luiz Monteiro e  Wilson Cabelo.

O Festival de Fanfarras e o Concerto de Aniversário da Banda Marcial de São José dos Pinhais será das 13h30 às 17h, no Ginásio Max Rosenmann, ao lado do Terminal Afonso Pena.

23 anos da Banda Marcial

A Banda Marcial de São José dos Pinhais, oficializada pelo decreto municipal número 657/2004, iniciou suas atividades musicais como Banda Marcial Guarda Mirim, realizando sua primeira apresentação no dia 24 de agosto de 1991. A corporação musical, que reúne estudantes de música nos instrumentos da família dos metais e da percussão, tem como objetivo complementar a formação intelectual, cultural e artística, integrando-se a sociedade por meio dos princípios de cidadania e oferecendo uma opção profissional de trabalho.

A Banda Marcial oferece semestralmente um curso gratuito de musicalização para crianças e adolescentes, visando a inclusão cultural e social por meio da música. Anualmente, a mesma realiza inúmeras apresentações em eventos culturais, cívicos, esportivos, empresariais, filantrópicos e nas mais variadas finalidades. Conquistou títulos importantes em concursos e campeonatos de bandas, as quais se destacam o pentacampeonato paranaense infanto juvenil, bicampeonato juvenil e o tricampeonato sênior, além dos títulos de bicampeã nacional e inúmeros campeonatos interestaduais e sul brasileiros. A corporação são-joseense, ao congregar jovens da comunidade, tem como filosofia a filantropia, o civismo e a cultura, constituindo-se como patrimônio cultural da cidade.

Com regência do maestro João Carlos Maximiano, o repertório da Banda Marcial de São José dos Pinhais no Festival será:

• Entrada: Semper Fidelis de John Phillip Sousa

• Peças de concerto: Alvamar Overture de John Barnes e By The Rivers of Babylon de Ed Huckeby

• Peça de saída: Magycal Mistery Tour/Lady Madonna de Paul McCarrtney

workshop_bandas_e_fanfarras_foto_ary_portugal-6517