O Workshop  que aconteceu nos dias 27, 28 e 29 de agosto recebeu aproximadamente 350 estudantes e visou incentivá-los a continuarem os estudos na área da música. 

A Semana de Bandas e Fanfarras tem o intuito de divulgar as artes musicais do município, nela também é comemorado o aniversário da nossa Banda Marcial, que foi fundada oficialmente em 24 de agosto de 1991 e esse ano comemorou seus 28 anos. 

As Unidades Municipais de Ensino de São José dos Pinhais possuem um projeto promovido pelas Secretarias de Cultura e de Educação que visa ensinar fanfarra para as crianças. As escolas que participam do “Programa Fanfarra nas Escolas” foram convidadas a assistir o Workshop de Percussão que tem como objetivo ampliar a visão das crianças na área da musicalização, mostrando para eles o que há além da fanfarra e apresentando os outros tipos de grupos de percussão. 

Durante o Workshop as crianças tiveram contato com a percussão rudimentar, a percussão popular e a erudita. A fanfarra, que é a agremiação musical que eles estão mais habituados, utiliza instrumentos de percussão e de sopro e é tradicionalmente vista em desfiles cívicos, por esse motivo, o Workshop também serviu como uma preparação para as escolas que vão desfilar esse final de semana. 

Para o professor João Victor Moreira que ministrou o evento, o Workshop é importante para que as crianças levem esse conhecimento para frente, “esses alunos que são novos nas fanfarras logo vão ser veteranos e com isso eles vão poder passar todo esse ensinamento para a galerinha nova que vai estar ingressando nas fanfarras nos próximos anos.”

Programa Fanfarra nas Escolas

O Programa Fanfarra nas Escolas promove a musicalização das crianças nas Unidades de Ensino Musicais, os instrutores utilizam liras, repiques, bumbos, surdos, pratos e pandeiros para proporcionar esse contato das crianças com a fanfarra. Além disso, os estudantes também são preparados para participar do tradicional Desfile Cívico que será realizado esse sábado (31/08). 

Foto: Edison Renato/ PMSJP
Foto: Edison Renato/ PMSJP
Foto: Edison Renato/ PMSJP
Foto: Edison Renato/ PMSJP
Foto: Edison Renato/ PMSJP
Foto: Edison Renato/ PMSJP
Foto: Edison Renato/ PMSJP