Após adiamentos por causa da pandemia de Covid-19 (novo Coronavírus), Empresas e Organizações que aderiram ao Programa Municipal Natal Social 2020, realizado pela Prefeitura de São José dos Pinhais, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), participaram na manhã da última terça-feira (31) da entrega do Selo Social 2020.

O selo foi entregue no Complexo Cultural João Senegaglia, e reuniu servidores, coordenadores, diretores de departamento, além de secretários municipais e representantes das empresas e organizações participantes. Os Conselhos Municipais dos Direitos do Idoso (CMDI), da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Assistência Social (CMAS), também foram representados. Se não fosse a pandemia, o evento teria acontecido no início de 2021.

“Através das ações realizadas por empresas que participaram do programa (Natal Social 2020), centenas de pessoas puderam ter um natal mais digno e acolhedor”, comentou o vice-prefeito, Professor Assis Manoel Pereira, que esteve na entrega do Selo. A secretária de Assistência Social – Juliana Saraiva e o secretário de Cultura – Marcelo Dal Negro, também participaram.

“De forma simbólica, com o selo, queremos agradecer e retribuir a todas às empresas e organizações, que participaram do programa, pela contribuição social que mudou a vida de muita gente em várias localidades da cidade, muito obrigado”, destacou Juliana.

Em dezembro do ano passado, mais de 700 (setecentas) pessoas, entre crianças, jovens e idosos, foram atendidas em diversas ações que possibilitaram um natal mais acolhedor e digno, a maioria é atendida nos serviços da Assistência Social por causa de riscos, abandono, afastamento e isolamento, além de outras dificuldades enfrentadas no núcleo familiar.

Sancionado em 2011 – através da Lei Municipal nº 1.715/11 – o programa efetiva parcerias com empresas interessadas em adotar entidades que atendam crianças e adolescentes, além de idosos e dependentes químicos, em situação de risco e vulnerabilidade.

Ano passado (2020), dez (10) empresas e organizações – com sede própria no município e conveniadas ao programa – participaram do Natal Social desenvolvendo diversas ações em São José dos Pinhais (SJP).

Em ordem alfabética, segue a lista com os participantes do programa que receberam na última terça-feira (31) o Selo Social 2020:

• Aginarc SJP
  • Airport Church
  • Bola de Neve
  • Brose do Brasil
  • Cooperativa Central – Aurora Alimentos
  • Cruzada de Milagres Jesus é Mais
  • Expresso Adorno
  • Kuhn do Brasil
  • Lumicenter Sistemas Eletrônicos de Iluminação LTDA
  • Simoldes Plásticos Brasil LTDA

(Por Alexandre Torres Jr / Foto: Alvaro Matheus Heger / Prefeitura SJP)