O Centro de Vivência Cultural João Senegaglia está localizado no cruzamento mais movimentado de São José dos Pinhais, entre a Rua XV de Novembro e a Avenida Rui Barbosa (Foto: Divulgação/PMSJP)

As obras de reformas do Centro de Vivência Cultural João Senegaglia seguem para a uma nova fase, informam as Secretarias de Cultura e de Viação e Obras de São José dos Pinhais.

A segunda fase das obras contempla a restauração do prédio histórico que abrigará a sede da Secretaria Municipal de Cultura, e já conta com aproximadamente 55% dos trabalhos executados. A fachada está sendo restaurada seguindo padrões de conservação de um prédio histórico. Também está sendo realizada uma ampla reforma interna, que inclui nova cobertura, luminárias, pintura, portas, janelas, piso, novas redes elétricas e de saneamento, entre outras benfeitorias. O investimento total é de R$ 688 mil.

O Centro de Vivência Cultural João Senegaglia está localizado no cruzamento mais movimentado de São José dos Pinhais, entre a Rua XV de Novembro e a Avenida Rui Barbosa, e abrigou do início do século XX a meados dos anos 70 a Indústria Metalúrgica Senegaglia, até ser tombado como Patrimônio Histórico em 2008.

Na primeira fase de reforma, concluída em 2013, o Centro de Vivência Cultural recebeu o Teatro Sesi São José dos Pinhais, em uma parceria realizada entre a Prefeitura e o Serviço Social da Industria (Sesi), que trouxe novamente para o Município um local onde a população possa desfrutar de eventos culturais sem precisar sair da Cidade.

Além da recuperação do patrimônio de todos e a ocupação pelo poder público, as reformas geram economia para os cofres e dão mais oportunidade para a população ter aceso aos serviços oferecidos pela Secretaria, em especial os inúmeros projetos educacionais, sociais e culturais em desenvolvimento pela prefeitura em diversas áreas da administração municipal.

.