Programa de Economia Solidária

Economia Solidária é uma forma alternativa de desenvolvimento que promove a inclusão de pessoas em uma atividade produtiva. É desenvolver o que há de melhor nas pessoas, buscar seus talentos e habilidades, proporcionar treinamento e condições para que isso venha a ser a fonte de seu próprio sustento e de sua família de maneira social e ambientalmente sustentáveis. É identificar pessoas com interesses afins, agrupá- las, capacitá-las, organizá-las e promover o acesso a todas as ferramentas necessárias para viabilizar a execução da atividade.
Tem como princípios a autogestão (que consiste na ausência da figura do patrão; todos participam das definições estratégicas e cotidianas do grupo), cooperação, solidariedade, democracia e respeito aos ecossistemas.
O Programa de Economia Solidária foi criado pela Lei 1591/2010. Atua na formação, capacitação desses grupos e apoia a comercialização de seus produtos através da realização de feiras, festas da cidade, locais disponibilizados por entidades parceiras e os Centros Públicos de Economia Solidária.
Após o cadastro no Programa, os grupos recebem a certificação. Na certificação é concedido o Selo de Economia Solidária ao grupo. Quem faz as visitas de certificação é o Comitê Certificador, eleito pelo Conselho Municipal de Economia Solidária, que atesta que o grupo está produzindo de acordo com os princípios da Economia Solidária.