Logo

Portal da Prefeitura


COMUNSEGs


O que é o COMUNSEG?

Os COMUNSEGs (Conselho Comunitários Municipais de Segurança Cidadã de São José dos Pinhais) representam uma ferramenta de cidadania que traduz o compromisso da  cidadania que traduz o compromisso da Prefeitura com a população, enfatizando seu aspecto preventivo e apostando na sua proximidade com a população. Para ter sucesso, é necessário que seja executado pelo Poder Municipal em suas diversas instâncias, em parceria com a sociedade civil e com os demais órgãos de segurança que atuam no Município. A Prefeitura de São José dos Pinhais aposta no sucesso dos COMUNSEGs, nas intervenções locais e nos efeitos de uma política pública preventiva como estratégia de redução da violência.
É neste cenário que pretendemos conceber uma nova filosofia de segurança, não somente pública, mas voltada para o cidadão, ou seja, uma segurança cidadã. Este novo norte rompe paradigmas entre a polícia e a comunidade, e busca transformar numa única força estes dois elementos.
A Comunidade tem o direito de não apenas ser consultada, mas também participar das decisões sobre as prioridades das instituições de defesa social, influir nas estratégias de policiamento, como contrapartida da sua obrigação de colaborar com o trabalho da polícia no controle da criminalidade e na preservação da ordem pública.
Vários COMUNSEGs já foram implantados em São José dos Pinhais, o que vem demonstrando que a União das Lideranças Comunitárias nos processos de proteção de segurança do cidadão dependem da integração e participação de todos, confirmando assim o preceito Constitucional de que “a segurança Pública é dever do Estado, direto e “Responsabilidade” de todos”. (CF Art. 144)

 

Quais os valores a serem seguidos pelos membros do COMUNSEG?

-Voluntariedade
-Criatividade
-Eficiência e eficácia
-Estratégia
-Éética
-Foco na comunidade
-Liderança
-Parceria
-Trabalho de equipe.

 

Objetivo das COMUNSEGs

A constituição dos COMUNSEGs  tem como principal objetivo articular a participação da comunidade nos programas de prevenção da violência e criminalidade no nível local e servir como canal de expressão e participação dos seus moradores. Nesse sentido, o COMUNSEG representa, localmente a parceria da comunidade com o poder público constituído;
Ele deve funcionar como fórum de discussão e diagnóstico dos problemas comunitários, como também para definir as estratégias de ação na comunidade. Assim, o Conselho Comunitário tem também um caráter propositivo.

 

Quem ganha com a implantação do COMUNSEG?

Você, cidadão, porque esta é uma maneira inteligente de melhorar a proteção da sua família, através de ações preventivas.
A Comunidade, porque os Conselhos Comunitários Municipais de Segurança Cidadão vão ajudar no pleno acesso de todos a cidadania, bem como no controle da vilência e da criminalidade, além de promover uma maior integração com  as forças policias e a comunidade.

 

Fale Conosco

Diretoria de Relacionamento com a comunidade

(41) 3381-6617
relacionamento.comunidade@sjp.pr.gov.br