OUVIDORIA SUS MUNICIPAL
A Ouvidoria do SUS Municipal é um canal para participação da sociedade e promoção da cidadania na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). O controle social é indispensável para aperfeiçoar a qualidade, eficiência e êxito dos serviços prestados.
ATENDIMENTO: de segunda a sexta–feira das 08h às 12h e das 13h às 17h.
- Presencial: Secretaria Municipal de Saúde localizada na Rua Maria Helena, 707 – São Pedro – SJP
- Telefones: (41) 3134-4601 | (41) 3134-4602 | (41) 3134-4603 | 08004006368.
- Whatsapp: 41 98861-1190
- E-mail: ouvidoria.saude@sjp.pr.gov.br
- E-SIC | Fale Conosco: https://www.sjp.pr.gov.br/sic/
TIPOS DE MANIFESTAÇÕES
Denúncia: indica irregularidade ou indício de irregularidade na administração e/ou no atendimento.
Elogio: demonstra satisfação ou agradecimento por serviço prestado pelo Sistema Único de Saúde.
Reclamação: insatisfação em relação às ações e aos serviços de saúde, sem conteúdo de requerimento.
Solicitação: embora também possa indicar insatisfação, necessariamente contém um requerimento de atendimento ou acesso às ações e aos serviços de saúde.
Sugestão: propõe ação considerada útil à melhoria do sistema de saúde.
Pedidos de Informação: https://www.sjp.pr.gov.br/sic/
Sobre a manifestação, ela poderá ser:
Aceita: a confirmação será enviada por e-mail e acompanhada via web quando for cadastrado e-mail.
Não aceita: quando as manifestações não são pertinentes à saúde ou quando ocorrer insuficiência de dados.
Termo de responsabilidade do Usuário:
São responsabilidades dos usuários que se manifestam nas Ouvidorias do SUS a utilização e manutenção do número e senha pessoal e ainda, a veracidade dos dados cadastrais e o teor do que foi digitado no campo da mensagem, pois serão encaminhados na íntegra para o órgão ou departamento competente.
LI E ACEITO AS ORIENTAÇÕES PARA REGISTRO DE UMA MANIFESTAÇÃO EM UMA OUVIDORIA DO SUS.
PERGUNTAS FREQUENTES
O que devo fazer antes de registrar a manifestação na Ouvidoria do SUS?
Antes de registrar uma manifestação procure as pessoas diretamente envolvidas com a resolução do seu problema ou seu questionamento que são os responsáveis pelos estabelecimentos (unidade básica de saúde, hospital, laboratório, clínicas, centro de especialidades). Entretanto, se você tentou, e não obteve sucesso entre em contato com a Ouvidoria.
Como registrar uma manifestação?
Para que sua manifestação seja analisada, é necessário informar seus dados pessoais (nome completo, endereço, telefone, e-mail). É de extrema importância fornecer o maior número de informações possíveis para a análise e tratamento da demanda. Lembre-se de relatar o nome do serviço de saúde e profissionais envolvidos, nome dos procedimentos ou medicamentos, além de outros dados que julgar necessário.
A identificação é obrigatória?
Não é em demandas de reclamação e denúncia, porém em alguns casos para melhor análise da situação é viável que o manifestante se identifique para apuração dos fatos. Caso queira identificar-se apenas para a Ouvidoria garantimos o sigilo dos seus dados.
A manifestação anônima é quando o cidadão não informa seus dados pessoais; para que sua demanda seja apurada deve conter o maior número de informações possíveis, visto que a falta de dados do cadastro impossibilita o contato da Ouvidoria com o cidadão. Não são aceitas solicitações anônimas.
Quanto tempo devo esperar para obter uma resposta?
A Ouvidoria encaminhará a decisão administrativa final ao usuário, observando o prazo de trinta dias, prorrogável de forma justificada uma única vez, por igual período.
Como ficarei sabendo a resposta?
Ao registrar uma manifestação pela internet guarde o número e a senha de acompanhamento que será enviada ao e-mail fornecido no cadastro. Quando a manifestação for através de contato telefônico ou pessoalmente o cidadão poderá optar se prefere receber a resposta por telefone ou e-mail.