Ações do Plano de Governo

Agricultura

1. Fortalecer e ampliar as Feiras de Abastecimento
Serão ampliados os locais das feiras livres e o número de feirantes, promovendo a geração de renda com a comercialização de produtos da nossa região.

2. Renovar e ampliar a Patrulha Agrícola Mecanizada
Investiremos em novos equipamentos para atender aos agricultores que não possuem máquinas agrícolas, possibilitando melhorias na sua produção.

3. Incentivar a produção de alimentos orgânicos
Serão realizadas ações de incentivo à produção e comercialização de alimentos sem a utilização de agrotóxicos, com o objetivo de oferecer à população produtos mais saudáveis.

4. Incentivar a fruticultura no Município
Proporcionaremos aos agricultores orientação, treinamento e capacitação com o objetivo de incentivar o agricultor para a produção de frutas e seus derivados (conservas, geléias e artesanato).

5. Incentivar a produção de leite
A Prefeitura irá estimular os pequenos produtores, por meio de capacitação e visitas técnicas, visando a melhoria da qualidade e produtividade do leite.

6. Ampliar o Programa de Piscicultura
O Programa de Piscicultura será ampliado com a abertura de novos tanques, respeitada a legislação vigente, para fins de criação de peixes. Além disso, a Prefeitura ampliará o Programa de Distribuição de Alevinos, com o serviço de retroescavadeira.

7. Promover a capacitação dos produtores rurais
A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento oportunizará aos agricultores cursos de capacitação em gestão da propriedade, processos produtivos, cooperativismo, entre outros, a fim de aprimorar suas técnicas de produção.

8. Investir em melhorias nas vias internas de acesso às propriedades rurais
Investiremos em melhorias nos acessos às propriedades rurais do Município, valorizando as localidades e possibilitando o escoamento da produção.

Assistência Social

9. Reestruturar os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do Município
Visando melhorar o atendimento para aqueles que utilizam os serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social, os CRAS serão reestruturados com a aquisição de equipamentos, melhorias nas instalações e demais benfeitorias, beneficiando os profissionais e as pessoas que buscam auxílio.

10. Ampliar os cursos gratuitos para a população
Os cursos de informática, oferecidos gratuitamente, serão aprimorados, visando promover a inclusão digital em todas as regiões de atuação dos CRAS, bem como realizaremos cursos gratuitos para a população em parceria com outros órgãos.

11. Ampliar as ações dos Grupos de Convivência da 3ª Idade
A melhoria da qualidade de vida da pessoa idosa também depende das ações que o Município realiza com os grupos de convivência. Neste sentido, teremos mais atividades que valorizem e fortaleçam a inserção social dos idosos.

12. Fortalecer as parcerias com os Centros de Acolhimento
Intensificaremos as parcerias entre os órgãos públicos e privados que atuam na área social, integrando às ações da Secretaria Municipal de Assistência Social com os centros de acolhimento destinados às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Os profissionais que atuam nestes centros também receberão capacitação como cursos e palestras.

13. Fortalecer o Programa Guarda Mirim
A Prefeitura fortalecerá o Programa Guarda Mirim, com o intuito de continuar promovendo a formação pessoal, o desenvolvimento social, educacional e profissional dos adolescentes que são inseridos no mercado de trabalho por empresas parceiras.

14. Incentivar as ações de voluntariado
Incentivaremos as pessoas a colaborarem com a sua comunidade, auxiliando escolas, hospitais, casas de longa permanência para idosos e outras instituições, com a orientação de assistentes sociais, psicólogos e demais profissionais da Prefeitura.

Cultura

15. Reformar o Centro de Vivência Cultural João Senegaglia
Visando resgatar este tradicional espaço da arte cultural de São José dos Pinhais, a Prefeitura realizará benfeitorias no complexo onde funcionou a primeira indústria da cidade, proporcionando um novo ponto de atrações culturais e turísticas para o Município.

16. Fortalecer as ações do Festival da Cultura
A Escola da Cultura e a Usina da Música realizarão o Festival da Cultura promovendo apresentações ao público com atividades e atrações culturais diversificadas.

17. Promover a cultura itinerante com atrações culturais nos bairros
A Prefeitura oportunizará apresentações culturais itinerantes nos bairros, de forma descentralizada nos bairros, intensificando os programas realizados pela Secretaria Municipal de Cultura.

Educação

18. Construir novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e ampliar/reformar os existentes
Com o objetivo de diminuir o déficit de vagas na educação infantil, serão construídos novos CMEIs, bem como serão ampliadas e reformadas as unidades já existentes, proporcionando maior qualidade de ensino para as crianças.

19. Ampliar a oferta de vagas nos CMEIs
Com a construção dos novos CMEIs, bem como a ampliação e reforma das unidades já existentes, a Secretaria Municipal de Educação proporcionará a criação de mais vagas na educação infantil.

20. Construir novas Escolas Municipais e ampliar/reformar as escolas já existentes
Para atender as famílias que passam a residir no Município e a demanda existente, serão construídas novas escolas, bem como serão ampliadas e reformadas as unidades de ensino, com o intuito de melhorar o ambiente dos alunos.

21. Ampliar a oferta de vagas nas Escolas Municipais
Com a construção das novas escolas, bem como as melhorias que serão realizadas nas escolas, a Secretaria Municipal de Educação proporcionará a criação de mais vagas na educação fundamental.

22. Construir quadras cobertas nas Escolas Municipais
Investiremos na construção de quadras cobertas nas escolas municipais que ainda não possuem essa estrutura, com a finalidade de incentivar as atividades de lazer e práticas esportivas educacionais.

23. Priorizar a qualidade e a variedade dos alimentos da merenda escolar
Intensificaremos o uso de alimentos na merenda escolar, provenientes da agricultura familiar, proporcionando uma alimentação balanceada para atender as necessidades das nossas crianças e adolescentes.

24. Ampliar a educação em tempo integral de forma progressiva
As ações de contraturno para os alunos serão ampliadas com o desenvolvimento de atividades de reforço escolar, esportivas, artísticas e culturais, utilizando a estrutura existente nas escolas municipais.

25. Melhorar a estrutura e o acervo das bibliotecas nas Escolas Municipais
A estrutura física das bibliotecas nas escolas municipais será ampliada e também serão adquiridos novos livros, com o objetivo de atualizar, diversificar o acervo bibliográfico e  proporcionar um ambiente mais agradável para leitura e pesquisas.

26. Interligar as unidades de ensino e modernizar os equipamentos de informática
Todas as unidades de ensino serão interligadas entre si, com sistema de rede via fibra óptica. Além disso, serão adquiridos novos computadores para a utilização de alunos e professores, contribuindo com o processo de ensino-aprendizagem.

27. Fortalecer a política de inclusão dos alunos com necessidades especiais
Procurando garantir o suporte aos alunos da educação especial, a Prefeitura realizará atividades multidisciplinares, educacionais e de inclusão, como forma de valorizar os alunos com necessidades especiais, desenvolvendo o seu potencial.

28. Garantir a acessibilidade nas Escolas Municipais
As estruturas físicas das escolas da rede municipal de ensino serão adaptadas com equipamentos necessários à acessibilidade dos alunos com necessidades especiais.

29. Realizar melhorias no Transporte Escolar
Com o objetivo de oferecer maior comodidade aos alunos da rede municipal de ensino que utilizam o transporte, principalmente os estudantes da área rural, a Prefeitura realizará melhorias e ampliará a frota de ônibus escolares.

30. Intensificar as ações de formação continuada para os profissionais da educação
A Secretaria Municipal de Educação promoverá diversos cursos, oficinas, palestras e fóruns, incentivando a participação dos profissionais da educação, visando a sua capacitação, qualificação e valorização.

31. Realizar concurso público para a área da educação
Para atender as necessidades das unidades de ensino, a Prefeitura realizará concurso público para a contratação de professores, educadores e pedagogos, aumentando o número de profissionais da educação.

32. Informatizar a gestão acadêmico-pedagógica e administrativa de toda a educação
O objetivo é modernizar os equipamentos de informática utilizados e implantar um sistema informatizado completo que possa gerir toda a Secretaria Municipal de Educação e suas unidades, dispondo de informações completas e consistentes em tempo real. O sistema deverá ainda integrar alunos, pais e profissionais da rede educacional para melhorar a qualidade de ensino.

33. Implantar uma solução de impressão em todas as unidades da educação
Implantar uma solução de impressão nas unidades da educação.

34. Concluir a construção da nova sede da Escola Especial Madre Paulina
O objetivo é ampliar a oferta de atendimento oportunizando aos estudantes com necessidades educativas especiais da rede municipal de ensino, um espaço adequado para atender a necessidade específica destes estudantes.

35. Manter e ampliar projetos extracurriculares nas unidades de ensino
A Secretaria Municipal de Educação incentivará/proporcionará condições para a realização de projetos como Hortas Comunitárias, Fanfarras, Pedagogia Hospitalar e Educação para o Trânsito, por meio de um trabalho, intersetorial entre as secretarias.

Esporte e Lazer

36. Ampliar o Programa Rua do Lazer
Com a intenção de promover atividades recreativas nas comunidades que não dispõem de núcleos esportivos, a Prefeitura levará o ônibus do lazer e demais estruturas para diversas regiões do Município, proporcionando o desenvolvimento de atividades para todas as faixas etárias.

37. Implantar e reformar as academias ao ar livre do Município
Implantaremos novas academias ao ar livre de 1ª idade, 3ª idade e de pessoas com necessidades especiais em regiões ainda não contempladas e faremos a manutenção das já existentes, visando estimular a população à prática de atividades físicas.

38. Reformar e ampliar os Núcleos/Centros de Esporte e Lazer
Investiremos em reformas e ampliações para a conservação e melhoria dos espaços destinados à prática de esportes no Município, com o objetivo de oferecer atividades esportivas em todos os Núcleos de Esporte e Lazer.

39. Criar novos espaços de esporte e lazer
Aproveitaremos os espaços públicos existentes nos bairros para a criação de novas áreas de esporte e lazer ao ar livre (canchas de vôlei e futebol, pistas de skate e caminhada, parques infantis, entre outros), proporcionando locais de convivência e recreação para a comunidade.

40. Apoiar atletas e equipes do Município em competições locais, estaduais e nacionais
Incentivaremos os atletas e as equipes esportivas (amadoras e profissionais) do Município, por meio de treinamento e apoio técnico, permitindo o aprimoramento e o desenvolvimento das suas habilidades individuais e coletivas.

41. Desenvolver programas esportivos de inclusão social
Com o objetivo de oportunizar a convivência social, o aumento da auto-estima e a promoção de valores éticos e de cidadania, a Prefeitura desenvolverá programas esportivos voltados às comunidades mais carentes do Município.

42. Atrair eventos esportivos de grande porte no Ginásio Max Rosenmann
Realizaremos importantes eventos esportivos no Ginásio Max Rosenmann, visando evidenciar a cidade, atrair visitantes e oferecer aos são-joseenses a oportunidade de assistir grandes atrações.

43. Incentivar a realização de atividades esportivas nos bairros
O programa de incentivo ao esporte será ampliado e expandido a diversas regiões do Município, com a realização de corridas de rua, passeios ciclísticos, entre outras competições.

44. Ampliar os programas esportivos para pessoas com necessidades especiais
A Prefeitura irá incentivar as pessoas com necessidades especiais, ampliando os programas esportivos e oferecendo infraestrutura e apoio técnico, proporcionando a melhoria na qualidade de vida através da sua inserção nas atividades desenvolvidas no Município.

45. Ampliar os programas esportivos para a 3ª idade
Com o intuito de promover a saúde e longevidade por meio da prática esportiva adaptada à melhor idade, serão ampliadas as atividades de caminhada, ginástica, dança, voleibol, entre outras, com o acompanhamento de profissionais de educação física.

46. Ampliar o Programa de Recreação Hospitalar
Visando humanizar o ambiente hospitalar, o Programa de Recreação Hospitalar será fortalecido com atividades lúdicas (jogos, teatros de fantoches, contos, pinturas, músicas e brincadeiras), proporcionando momentos de descontração aos pacientes internados.

47. Construir Núcleos/Centros de Esporte e Lazer
A Prefeitura construirá espaços de esporte e lazer destinados para a prática de exercícios, a fim de promover o bem-estar dos munícipes.

48. Contratar professores de Educação Física
Contrataremos profissionais da área de educação física para auxiliar a população a praticar exercícios de forma correta nos equipamentos das academias ao ar livre e demais atividades.

Finanças

49. Recadastramento Municipal Imobiliário
A Prefeitura irá recadastrar todos os imóveis do município a fim de atualizar o cadastro existente gerando a recuperação tributária, e georeferenciando o município com dados atualizados.

50. Criar a Central de Cobrança
A Prefeitura criará um Call Center para atender os munícipes que procuram a Prefeitura a fim de regularizar os impostos, com uma equipe formada por diversos profissionais, incluindo orientação jurídica, para oferecer as melhores condições de pagamento.

Gestão Administrativa

51. Modernizar a Administração Municipal
Utilizaremos em todas as unidades municipais os recursos de tecnologia da informação e comunicação e adotaremos técnicas modernas e de economicidade, compatíveis com o conceito de Governo Eletrônico.

52. Ampliar os serviços públicos disponíveis na internet
Para proporcionar maior comodidade aos contribuintes, a Prefeitura irá ampliar os serviços de consultas, certidões, protocolos, requerimentos, entre outros, disponibilizados via internet.

53. Modernizar os equipamentos de informática das unidades municipais
Investiremos na modernização dos equipamentos e sistemas de informática, bem como concluiremos a integração da rede de dados em fibra óptica em todas as unidades municipais.

54. Ampliar a atuação da Central de Treinamento e Desenvolvimento da Prefeitura
Em nossa gestão promoveremos a capacitação e o aperfeiçoamento contínuo dos
servidores municipais, por meio de cursos, palestras, oficinas e treinamentos, com o
objetivo de melhorar a qualidade no atendimento ao cidadão.

55. Implantar a Central de Atendimento e Informações – 156
Criaremos um canal de comunicação ágil e eficiente, por meio de telefone e/ou internet, entre cidadãos e Prefeitura, permitindo o registro e encaminhamento das solicitações da população para todas as secretarias municipais.

56. Ampliar as ações do Programa Prefeitura nos Bairros
O Programa Prefeitura nos Bairros será ampliado, com o objetivo de levar à população
toda a estrutura de atendimento da Prefeitura, proporcionando diversos serviços como: cadastro de programas sociais; orientação e exames de saúde; atendimento da Agência do Trabalhador; opções de lazer e diversão; entre outros.

57. Fortalecer a gestão participativa da população
Continuaremos proporcionando a efetiva participação da população na definição de políticas prioritárias, por meio de consultas públicas que serão realizadas em diversas regiões do Município, auxiliando na elaboração do planejamento estratégico municipal.

58. Realizar concurso público
Contrataremos novos profissionais para a Prefeitura com a realização de concurso público, a fim de ampliar o quadro de servidores municipais, de acordo com a necessidade de cada área.

59. Atualizar e reorganizar o organograma e a estrutura regimental de toda a Prefeitura
Em conjunto com as Secretarias Municipais de Governo, de Planejamento e
Desenvolvimento Econômico, bem como a Procuradoria Geral do Município,
desenvolveremos uma proposta para realinhamento do organograma e estrutura regimental da Prefeitura, considerando a expansão das unidades e evolução tecnológica, com o objetivo de otimizar tempo e recursos.

60. Disponibilizar pontos de internet gratuita
Acesso individual do cidadão a internet em locais públicos como praças, parques, terminais de transporte coletivo, ginásios esportivos, bibliotecas, entre outros.

61. Implantar controle de acesso e ponto eletrônico para o funcionalismo público
Atendendo a recomendação do Ministério Público, será realizada a implantação de controle de acesso nas dependências da prefeitura e também o ponto eletrônico para o funcionalismo público.

62. Infraestrutura de comunicação sem fio e de fibra óptica
Viabilizar a instalação de torres de transmissão de telefonia e internet na área rural.

Habitação

63. Construir novos empreendimentos habitacionais
Viabilizar a implantação de novos unidades habitacionais de interesse social, bem como possibilitar a destinação de lotes urbanizados, para as famílias cadastradas na Secretaria Municipal de Habitação, buscando parceria com os governos Estadual e Federal.

64. Implementar o Programa de Regularização Fundiária
O programa visa a regularização de assentamentos irregulares e a titulação de seus ocupantes, de modo a garantir o direito social à moradia, o pleno desenvolvimento das funções sociais da propriedade urbana, o direito ao meio ambiente equilibrado e o exercício da cidadania.

65. Reassentar famílias que moram em área de risco e/ou preservação ambiental
Garantir o reassentamento das famílias diretamente afetadas pela intervenção por parte do Poder Público em áreas de risco e/ou preservação ambiental, possibilitando o resgate da cidadania e a recuperação ambiental das áreas degradadas.

66. Intensificar o trabalho técnico social aos beneficiários de Programas Habitacionais
O Trabalho Técnico Social visa promover a autonomia, o protagonismo e o desenvolvimento da população beneficiária de programas habitacionais, por meio da informação, orientação, capacitação, acompanhamento e supervisão técnica, de forma a favorecer a sustentabilidade dos projetos na área habitacional.

67. Viabilizar a melhoria das condições de habitabilidade de moradias
O programa consiste em possibilitar a aquisição de materiais de construção destinados à reforma, ampliação ou à conclusão de unidade habitacional, de forma a garantir as condições de habitabilidade, sustentabilidade, salubridade, segurança e dignidade da moradia, para famílias de baixa renda, proprietárias ou possuidoras de imóveis residenciais em áreas regularizadas ou passíveis de regularização.

Meio Ambiente

68. Manter e construir novas praças e áreas de lazer
Os espaços ociosos do Município serão transformados em novas praças e áreas destinadas ao lazer das famílias.

69. Ampliar o plantio de árvores e flores no Município
Ampliaremos o plantio de árvores e flores nas principais ruas, canteiros e praças da cidade, pois além de tornar a cidade mais bonita, esta ação promoverá uma melhoria significativa na qualidade de vida da população.

70. Intensificar as ações de monitoramento e fiscalização do meio ambiente
Intensificaremos as ações de fiscalização e monitoramento de pessoas e empresas que causam desmatamento, queimadas, poluição de rios, descarte irregular de lixo, entre outros agravantes ao meio ambiente.

71. Expandir a coleta seletiva de lixo nas áreas urbana e rural do Município
A Prefeitura irá incentivar a população para o hábito de separar o lixo reciclável, bem como ampliará a coleta seletiva para as regiões que ainda não possuem este tipo de serviço.

72. Fortalecer o Programa Bairro Sustentável
O programa será intensificado com o objetivo de implementar nos bairros, com o auxílio da população, melhorias no paisagismo e em todos os aspectos ambientais e urbanísticos, inclusive apoio a instalação hortas comunitárias.

73. Incentivar os proprietários de áreas rurais na manutenção de nascentes e reservas de mata nativa
Criaremos mecanismos para incentivar os proprietários de áreas que possuam nascentes e/ou mata nativa, a preservar a biodiversidade, o solo, os recursos hídricos e a integridade do sistema climático, para o bem estar das gerações presentes e futuras.

74. Fortalecer e ampliar o Programa Guarda Responsável
Com o intuito de sensibilizar a população quanto ao compromisso que se deve ter ao cuidar dos animais de estimação, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente fortalecerá o Programa Guarda Responsável, visando realizar a castração de cães e gatos e ampliar o atendimento das denúncias de maus tratos.

75. Ampliar a educação ambiental para os alunos
A educação ambiental é um projeto que além de causar a redução no impacto ambiental, irá gerar um benefício imensurável para os nossos alunos a médio e longo prazo.

76. Apoiar as cooperativas e associações de coletores de recicláveis
A Prefeitura apoiará os coletores de recicláveis por meio de espaço físico, promovendo treinamento aos associados, distribuindo equipamentos necessários e auxiliando-os nas cooperativas e associações.

77. Criar o Programa de Logística Reversa
A Prefeitura criará um programa de coleta seletiva específica para resíduos de forte impacto ambiental, como óleos, embalagens de agrotóxico, lâmpadas fluorescentes, baterias de telefones celulares, etc, com o intuito de evitar a contaminação do solo e contribuir para a preservação do meio ambiente.

78. Licenciamentos do IAP
A Prefeitura reduzirá o trâmite de documentos entre a Prefeitura e o IAP, trazendo para São José dos Pinhais todos os processos que hoje são encaminhados para análise no IAP, reduzindo o tempo e agilizando os licenciamentos.

79. Redução do custo de manutenção de áreas verdes
A Prefeitura reduzirá o custo com a manutenção de parques, áreas de lazer, vias públicas, entre outros criando uma parceria público-privada, entre as empresas sediadas em São José dos Pinhais as quais ficarão responsáveis pela manutenção das áreas verdes.

Obras

80. Realizar pavimentação definitiva, manutenção asfáltica e melhorias nas vias
Realizaremos melhorias nas ruas das áreas urbana e rural, com obras de drenagem, construção, recuperação e manutenção de pavimento, antipó e paralelepípedo, para aprimorar as condições de fluxo de veículos.

81. Ampliar e manter o sistema de iluminação pública
Para proporcionar maior segurança nas vias do Município, ampliaremos a rede de atendimento e substituiremos as lâmpadas atuais por lâmpadas mais eficientes, visando a economia de energia.

82. Construir e revitalizar calçadas e passeios
A Prefeitura investirá na padronização e melhoria das calçadas e passeios, com a finalidade de garantir o acesso das pessoas, priorizando àquelas com necessidades especiais ou com mobilidade reduzida.

83. Implantar um Sistema de Gestão de Obras Públicas
A Prefeitura implantará um sistema informatizado para a gestão de obras públicas (obras georeferenciadas no mapa da cidade com informações que possam ser visualizadas em tempo real com um clique) – planejamento, cadastro, gestão, acompanhamento e controle das obras no município.

84. Instalar uma Usina de Asfalto
A Prefeitura instalará uma usina de asfalto própria que irá operar de forma a reduzir custos, ao mesmo tempo melhorando a qualidade do asfalto e diminuindo o tempo de reparo nas ruas.

85. Implantar Central de Gerenciamento de Veículos
A implantação de uma central de gerenciamento de veículos com sistema de rastreamento veicular visa o aumento da eficácia quanto o uso da frota de veículos a serviço da administração pública e a diminuição dos gastos, com transparência, agilidade no acesso às informações, sistematizando e controlando o processo de utilização de todos os veículos. Através de um controle mais eficaz, é possível ainda aumentar a vida útil dos veículos, preservando-os através do controle de dirigibilidade de cada condutor, podendo intervir em caso de mau uso e promovendo a educação para a direção segura e defensiva.

86. Duplicar e revitalizar a Avenida Rui Barbosa
Com o intuito de melhor o fluxo de veículos na cidade, a Avenida Rui Barbosa será duplicada e revitalizada, contribuindo para a mobilidade urbana nos trechos necessários.

87. Construir trincheiras
A fim de contribuir para a melhoria do trânsito de São José dos Pinhais, a Prefeitura construirá trincheiras para facilitar o fluxo de veículos no município.

Saúde

88. Criar o Plano Diretor de Saúde
Criaremos um plano estratégico específico para a área de saúde, construído em conjunto com os conselhos locais, conselho municipal de saúde, ministério público e comissão de saúde da Câmara Municipal, visando melhorar e direcionar as ações da saúde.

89. Criar o Plano Operativo e o Plano de Gestão da Saúde
Com a implantação do Plano Diretor de Saúde, viabilizaremos os planos Operativo e de Gestão, os quais serão instrumentos que definirão as ações, serviços, atividades, metas quantitativas e qualitativas e os indicadores que nortearão os serviços de saúde prestados pelo Município.

90. Reestruturar as unidades de saúde
Reorganizaremos as unidades de saúde em três grandes redes: R1 – unidades de referência de grande porte nas maiores regiões. Essas unidades contarão com pediatra, ginecologista, ortopedista e fisioterapeuta; R2 – unidades de referência de médio porte com atendimento clínico e horário estendido; e R3 – unidades de pequeno porte na área urbana e rural.

91. Construir e reformar as unidades de saúde
A Prefeitura irá construir, reformar, ampliar ou equipar as atuais unidades de saúde do Município, de acordo com o estudo a ser realizado no Plano Diretor de Saúde, proporcionando à população um atendimento ágil e eficaz.

92. Ampliar os serviços e procedimentos de odontologia
Conforme o estudo a ser realizado no Plano Diretor de Saúde, ampliaremos os serviços, horários e agendamento dos procedimentos, visando agilizar os atendimentos odontológicos.

93. Fortalecer as ações na área de saúde mental
Reestruturaremos a rede de atendimento à saúde mental, criaremos o Conselho Municipal Antidrogas e ampliaremos as ações do CAPS, mediante estudo a ser realizado no Plano Diretor de Saúde.

94. Implantar ações na área de saúde do trabalhador
Serão intensificadas as ações voltadas para a saúde do trabalhador, tanto da área pública quanto da área privada, com o objetivo de prevenir e diminuir riscos e doenças relacionadas ao ambiente de trabalho, através de medidas como fiscalização e promoção de eventos técnicos.

95. Criar o Saúde On-Line
Implantaremos ferramentas tecnológicas para facilitar o acesso dos usuários do SUS do Município às informações referentes aos procedimentos disponíveis em todas as unidades de saúde.

96. Implantar o Cartão de Saúde para o cidadão são-joseense
Será implantado um cartão exclusivo para ser utilizado nas unidades municipais de saúde, com o objetivo de integrar cada serviço utilizado pelo cidadão, tais como consultas, exames e medicamentos.

97. Implantar sistema de comunicação via SMS (mensagem de celular)
Com o objetivo de proporcionar maior comodidade aos usuários de rede municipal de saúde, implantaremos um sistema de comunicação via SMS, possibilitando aos pacientes que possuam o Cartão de Saúde, o agendamento de consultas, verificação de resultados de exames e demais serviços.

98. Ter um hospital de referência, considerado inovador na Região Metropolitana
Ofereceremos para a comunidade um hospital que proporcionará atendimento de qualidade, equipamentos modernos e infraestrutura adequada.

99. Fortalecer e estruturar o Programa Nascer em São José dos Pinhais
Visando a redução e detecção precoce de riscos materno-fetais, fortaleceremos o Programa Nascer em São José dos Pinhais, o qual tem por objetivo reduzir a mortalidade infantil e garantir às mães o direito a uma assistência pré-natal e pós-parto de qualidade, principalmente para adolescentes.

100. Criar o Centro de Exames e Imagens do Município
Para proporcionar maior comodidade na realização de exames, teremos um local específico com modernos aparelhos de diagnóstico por imagem e uma equipe multidisciplinar para auxiliar na investigação e pesquisa dos casos clínicos.

101. Implantar o Núcleo de Formação em Serviços de Saúde
Criaremos a Escola de Gestão Pública, voltada à qualificação e aprimoramento profissional dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde, por meio de cursos, workshops, oficinas e palestras.

102. Criar o plano de cargos, carreiras e vencimentos dos funcionários da Secretaria Municipal de Saúde
Devido às peculiaridades existentes nas funções desempenhadas dentro de cada área da saúde, criaremos um plano de cargos, carreiras e vencimentos específico para atender os servidores da Secretaria Municipal de Saúde.

103. Intensificar as ações de fiscalização da Vigilância Sanitária
Ampliaremos as atividades de orientação e fiscalização do cumprimento de normas sanitárias por estabelecimentos comerciais, industriais, residenciais e de prestação de serviços, públicos e particulares, com o intuito de desenvolver um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir os riscos à saúde.

104. Implantar a UPA Infantil
Implantaremos uma unidade especializada, preparada e estruturada para oferecer atendimento específico, completo e exclusivo para as crianças do município.

105. Disponibilizar tablets para os Agentes Comunitários e Agentes de Endemias
Os equipamentos serão fornecidos para que os agentes possam utilizar o sistema e as informações durante suas visitas às residências e a comunidade.

Segurança

106. Aumentar o efetivo da Guarda Municipal
Para realizar policiamento preventivo, proteger bens e instalações públicas, bem como auxiliar no controle do trânsito, serão contratados novos guardas municipais, os quais promoverão a segurança e o bem-estar dos são-joseenses.

107. Ampliar o número de câmeras de monitoramento de segurança
Com o objetivo de ampliar o número de equipamentos de monitoramento e aumentar a segurança do cidadão são-joseense, a Secretaria Municipal de Segurança investirá na aquisição de novas câmeras a serem instaladas em pontos estratégicos da cidade.

108. Adquirir novas viaturas e equipamentos
Para fortalecer o patrulhamento das regiões urbana e rural, serão adquiridos veículos modernos e equipados, visando atender melhor a população na área da segurança pública.

109. Criar a Patrulha Comunitária
A Patrulha Comunitária apoiará as ações de patrulhamento ostensivo no combate à criminalidade, próximos a centros comerciais e equipamentos públicos.

110. Fortalecer a parceria com a Polícia Militar
Visando ampliar o policiamento comunitário nas áreas urbana e rural do Município, a Prefeitura intensificará as ações de parceria com a Polícia Militar, garantindo mais segurança para a população.

111. Fortalecer a Defesa Civil Municipal
Com o intuito de fortalecer as ações preventivas, assistenciais e reconstrutivas, destinadas a evitar ou minimizar desastres de causa natural ou não, a Prefeitura realizará melhorias na estrutura administrativa e operacional da Defesa Civil, bem como estimulará o voluntariado.

112. Implantar o monitoramento eletrônico de prédios públicos
Sempre quando possível os postos de agentes de segurança terceirizados deverão ser substituídos pelo monitoramento através de câmeras e alarme.

113. Descentralizar a guarda municipal através de bases móveis
A Prefeitura irá disponibilizar bases móveis (veículos adaptados) que possam ser utilizados nos bairros e na zona rural. As bases móveis contribuirão na agilidade do atendimento das ocorrências, promovendo o policiamento comunitário.

Trabalho e Emprego

114. Intensificar a formalização e a capacitação dos empreendedores, incentivando a abertura de micro e pequenas empresas
Visando a qualificação de micro e pequenos empreendedores, além de consultoria e acompanhamento do seu negócio, serão ampliadas as capacitações para incentivar e aprimorar os futuros empresários do Município.

115. Oferecer cursos de qualificação profissional
Disponibilizaremos, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, cursos profissionalizantes gratuitos aos trabalhadores que buscam qualificação e aperfeiçoamento, para a sua inserção no mercado de trabalho.

116. Garantir a ocupação profissional de pessoas com necessidades especiais
Oportunizaremos a inserção de pessoas com necessidades especiais no mercado de trabalho, por meio da sensibilização dos empresários na disponibilidade de vagas de emprego e também com o acompanhamento a estas pessoas no seu período de adaptação.

117. Oportunizar a oferta de emprego das empresas situadas no Município
A Prefeitura irá incentivar às empresas do Município a disponibilizarem suas vagas e a contratarem pessoas que buscam uma colocação no mercado de trabalho, através da Agência do Trabalhador de São José dos Pinhais.

118. Expandir o Centro de Capacitação para o Trabalho (CECAP)
Serão ampliados os cursos profissionalizantes e de inclusão social nas áreas de alimento, estética, hotelaria, venda, entre outras, para as pessoas que desejam ingressar ou se aperfeiçoar no mercado de trabalho.

119. Criar um Hotsite e um Aplicativo Mobile chamado “Emprega SJP”
A Prefeitura irá disponibilizar um hotsite e um aplicativo para uso em celulares, onde as empresas possam cadastrar suas vagas oferecendo postos de trabalho. No mesmo hotsite ainda deverá ser permitido que os candidatos cadastrem seus currículos.

120. Disponibilizar acesso gratuito à internet
A Prefeitura irá expandir o número de espaços públicos para a população utilizar serviços de acesso à internet gratuitamente.

121. Implantar o Camelódromo
Implantaremos o camelódromo no município destinando um local apropriado para a comercialização de produtos para os comerciantes ambulantes cadastrados na Prefeitura.

Transportes e Trânsito

122. Implantar novos pontos de ônibus
Serão disponibilizados para a população novos pontos de ônibus com cobertura e placas indicativas sobre linhas, horários e itinerários, os quais trarão uma condição mais segura e confortável para aqueles que utilizam o transporte público.

123. Investir em melhorias no sistema de transporte público
Investiremos na ampliação dos horários e linhas de ônibus e na melhoria nos itinerários, beneficiando os usuários do transporte coletivo.

124. Implantar estacionamento regulamentado na região central da cidade (Zona Azul)
Será implantado o sistema de estacionamento rotativo nas ruas de São José dos Pinhais regulamentando os horários, as vagas destinadas a idosos e pessoas com necessidades especiais e os locais de carga e descarga no centro da cidade.

125. Implantar a Zona Central de Tráfego para controle de acesso de veículos pesados (caminhões)
A implantação de uma Zona Central de Tráfego deverá restringir e regulamentar o
acesso/parada e estacionamento de caminhões na área central da cidade, melhorando o fluxo de veículos.

126. Oferecer cursos de capacitação aos taxistas
A Prefeitura oferecerá cursos e palestras para os taxistas, visando auxiliar esses profissionais a aprimorar o seu serviço e melhorar o atendimento aos passageiros.

127. Implantar melhorias no trânsito para a segurança dos pedestres
Com o intuito de reduzir a velocidade, evitar acidentes e aumentar a segurança dos pedestres, serão implantados, quando necessário, semáforos, lombadas, rotatórias, travessias elevadas, sinalização, entre outras alternativas, nas ruas do Município.

128. Elaborar o Plano Municipal de Mobilidade Urbana
Em atendimento ao que preconiza o novo Plano Diretor de São José dos Pinhais, aprovado em 2016, a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito vai desenvolver estudos para a elaboração e implantação do Plano de Mobilidade Urbana, que irá contemplar programas e ações para pedestres, ciclistas e condutores de veículos automotores.

129. Pagamentos de passagens de Transporte Coletivo
A Semuttran vai buscar melhorar as alternativas de acesso aos passageiros do transporte coletivo, inicialmente propondo o aumento de número de pontos de venda do Cartão VEM.

130. Trânsito e Vida
Desenvolver ações e programas que visem reduzir o número de acidentes de trânsito no perímetro urbano, impactando principalmente na redução de vítimas. Ações de fiscalização, de melhorias de sinalização e de redução de velocidade em vias urbanas, são algumas das ações que devem ser desenvolvidas.

131. Agentes de Trânsito
Para a implantação da Política Municipal de Trânsito, faz-se necessário  instrumentalizar a Semuttran em quadro pessoal, com a criação do cargo de Agente de Trânsito, que entre outras atribuições permitirá a implantação do Estacionamento Regulamentado em São José dos Pinhais.

132. Instituir o serviço de guincho, guarda e depósito de veículos automotores envolvidos em sinistros e infrações previstas na legislação de trânsito
Tal providência permitirá o complemento das ações desenvolvidas pelos Agentes de Trânsito, no âmbito das suas competências, garantindo desta forma completa prestação e serviço à comunidade.

133. Readequação da estrutura organizacional da Semuttran
Para melhor atender a comunidade, operacionalizar os programas e tornar a Semuttran operativa, é fundamental a sua reorganização administrativa, no sentido de promover condições de absorver e resolver as demandas vindas da comunidade, bem como em proporcionar fluidez de trabalho em todos os seus programas, nas áreas de transporte e trânsito.

134. Integração do transporte
Iniciar as tratativas e discussões junto ao Governo do Estado e a Prefeitura de Curitiba para a integração do transporte com a região metropolitana de Curitiba.

135. Gestão Municipal de Terminais
Realizar convênio com o Governo do Estado do Paraná, através da COMEC, para a Gestão dos Terminais de Passageiros Central e Afonso Pena.

Turismo

136. Incentivar o turismo ecológico e rural
Desenvolveremos ainda mais o turismo ecológico e rural, com base nos empreendimentos familiares, bem como criaremos programas de consciência turística nas comunidades em parceria com outras entidades.

137. Fortalecer, ampliar e criar novos roteiros turísticos
Com o objetivo de fomentar o turismo, serão implantadas novas ações de incentivo para a abertura de locais voltados a gastronomia, artesanato e demais atividades geradoras de renda.

138. Apoiar os grupos folclóricos existentes no Município
O Município de São José dos Pinhais foi colonizado por diversas etnias, de onde surgiram grupos folclóricos. Visando resgatar a cultura do nosso povo, a Prefeitura continuará apoiando e fortalecendo essa tradição.

139. Desenvolver ações de turismo nas usinas Chaminé e/ou Guaricana
Com o intuito de promover o turismo nas usinas existentes no Município, serão realizadas visitas técnicas, previamente agendadas, e em parceria com a Copel.

140. Ampliar o número de Postos de Informações Turísticas (PIT)
Com o objetivo de divulgar o turismo em São José dos Pinhais, implantaremos novos postos de informações turísticas, com o objetivo de sanar dúvidas e repassar informações a respeito de nosso Município.

141. Implantar novos portais/marcos no Município
Com o objetivo de valorizar o turismo e a cultura local em São José dos Pinhais, serão implantados novos portais/marcos em pontos específicos do Município.

142. Criar o circuito cicloturismo das colônias
Incentivaremos os passeios ciclísticos criando rotas de turismo rural com pontos de
informações permanentes para auxiliar os ciclistas que estarão passeando e desfrutando das belas paisagens das colônias.

143. Melhorar a sinalização dos pontos turísticos
A Prefeitura realizará melhorias na sinalização para facilitar o acesso aos pontos turísticos e colônias de São José dos Pinhais.

144. Realizar eventos gastronômicos
A Prefeitura realizará eventos gastronômicos com as diversas etnias existentes no Município, com o objetivo de fortalecer e divulgar a cultura de cada região.

145. Construir o Centro de Eventos
A Prefeitura criará um espaço específico para a realização de feiras, festas, exposições de produtos produzidos em São José dos Pinhais, shows, entre outros.

146. Programa de atração de investimentos
Visando gerar emprego e renda, a Prefeitura criará um programa de atração de investimentos para atrair novas empresas no Município.

Download Ações Plano de Governo Completo – A4