Parques e Horto Municipal

Parques e Horto Municipal

Além de uma extensa área verde na área rural onde é possível realizar turismo ecológico, São José dos Pinhais possui dois parques municipais com equipamentos de esporte, lazer e atividades de educação ambiental.

1. Parque São José

O Parque São José é uma ótima opção de lazer para levar as crianças durante as férias escolares, o parque possui uma área de 649.039,43 m2. Aberto todos os dias, com funcionamento das 7h às 23h, e com entrada livre, pode ser acessado de carro, pois conta com estacionamento para mais de 400 veículos, como também através das linhas de transporte público, com saída do Terminal Central.

A grande extensão de gramado é um convite para as crianças praticarem atividades como jogar bola, jogar frescobol, entre outros. Também há uma grande extensão arborizada que é um convite para levar cadeiras e descansar sob a sombra ou ainda realizar um piquenique.

Nas dependências do Parque existem academias da terceira idade, parque infantil, pista de atletismo (1400 metros para circuito aberto e 1100 metros para circuito fechado/caminhada), quadra de futebol e pista de bocha.

A infraestrutura conta ainda com sanitários públicos; churrasqueiras, que podem ser utilizadas gratuitamente conforme o horário de chegada; Posto da Guarda Municipal e Batalhão da Policia Militar Ambiental.

Horto Municipal

O espaço conta com estufas para armazenamento de mudas de flores que são plantadas nas praças, trevos e parques da cidade, escritório de administração da Divisão de Paisagismo e estação de tratamento de esgoto gerado pelas instalações do Parque.

Jardim das Sensações

O local proporciona a utilização dos cinco sentidos, tato, olfato, paladar, audição e visão para que os visitantes percebam a natureza de uma forma diferente e inusitada. Entre as atividades do Jardim das Sensações os visitantes poderão experimentar chás naturais feitos das ervas cultivadas no Jardim Fitoterápico do local. O ambiente estará aberto para visitação dos usuários do parque e em breve contará com visitas guiadas, uma vez por semana, para grupos de visitação com no máximo 30 pessoas. O agendamento das visitas poderá ser realizado pelo telefone (41) 3398-2762. A previsão para reinauguração (após reforma) é a 2ª quinzena de outubro de 2017.

Parcão



Para quem tem cachorro, o Parque São José disponibiliza um ambiente exclusivo para animais conhecido como “Parcão”, que é uma área de gramado para os pets – é preciso apenas lembrar de levar saquinhos para recolher os dejetos dos animais e assim contribuir para a limpeza do local.

2. Parque da Fonte

Frequentado por famílias, idosos e crianças durante toda a semana, o Parque da Fonte, em São José dos Pinhais é uma boa opção de lazer, especialmente pra quem gosta do contato mais próximo com a natureza.

Com área aproximada de 3,5 hectares, o parque possui um bosque com reserva de mata nativa, sendo 70% de suas árvores da espécie araucariaangustifolia, o Pinheiro do Paraná.

Além de toda essa vegetação, também há trilhas pra caminhada, estrutura pra a prática de exercícios, minipalco e fonte d’água. No local também é possível emprestar livros na biblioteca e acessar a internet.

O parque sedia uma das três regionais da prefeitura de São José dos Pinhais e um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Lá também é possível ter acesso a diversos serviços públicos, como solicitação da Carteira de Trabalho e segunda via do IPTU.

No Parque também são realizados eventos, como a Casa do Papai Noel, que há mais de 17 anos encanta os cidadãos e já se tornou tradição natalina no Município. Só em 2014 o evento recebeu mais de 120 mil visitantes. O evento é coordenado pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo. Para maiores informações entre em contato pelo telefone 3381-5812.

Endereço: Rua Almirante Alexandrino, 489, Afonso Pena.
Horário de funcionamento: 8h – 17h

Dúvidas? Entre em contato com a Secretaria:

SEMMA – Divisão de Paisagismo | Horto Municipal

Endereço: Parque Municipal São José dos Pinhais, Av. das Torres s/n

Telefones: 3382-1622 / 3283-1390 / 3283-6899

E-mail: semma@sjp.pr.gov.br (Assunto: Dúvidas – Paisagismo)

Atualizado pela última vez em 23/04/2024 13:26:21